Nós somos as sete igrejas III

Finalizando o estudo das sete igrejas dentro da série em Apocalipse, podemos ver como algumas delas são semelhantes às igrejas atuais. Que possamos retirar o que elas tem de bom e aprender com os problemas por elas vividos.

SARDES – vs.1-6 – Elogio e censura. Vs. 1. Tem fama de vivo, mas está morta – parece demonstrar uma igreja que passa uma imagem que não corresponde à sua essência. Semelhante à muitas igrejas atuais lotadas com pessoas vazias em busca de emoções momentâneas. Vs. 2 fortaleça o que resta e estava pra morrer – Tem coisas que ainda podemos fazer para salvar se nos esforçarmos um pouco mais (Perceba a dedicação que os pais dão aos filhos achando que sempre há esperança, enquanto outras coisas que também dependem dos outros não lutamos com o mesmo afinco: casamento, igreja) – Vs.3 Lembre-se do que recebeu e ouviu – Costumamos ler muitos autores e até concordamos com eles em alguns pontos, mas o que Deus já falou sobre o mesmo assunto não conta? Valorizamos mais opiniões de ídolos do que a descrita de forma clara pela boca de Deus. Só existe uma forma de fazer isso: obedeça e arrependa-se; vs. 4 – Uns poucos que não se contaminaram – Não sabemos quem são aqueles que saem dos cultos e continuam se contaminando com o pecado, mas você sabe de si mesmo; vs. 5 – O vencedor será vestido de branco e não será apagado do livro – Aqui fala-se de um prêmio, uma demonstração da glorificação e afirmação de que salvação não se perde (Jo 10:27-30); compara a afirmação: …reconhecerei diante do meu pai com Lc 9:26 – Não será envergonhado…

FILADELFIA – vs. 7-13só elogios – Vs.8 – você tem pouca força, mas guardou a palavra e não negou a fé – não era uma igreja tão reconhecida como as demais; mas tinha a seu favor aquilo que é mais importante: ela guardava a palavra e não nega a fé diante das benesses da vida. Negar a fé não é somente diante da possível morte. Negamos a fé quando não testemunhamos, quando preferimos seguir a multidão, quando fazemos porque todo mundo faz, quando entramos em negócios ilegais, quando não perdoamos, enfim. Vs. 9 – Veja o que farei com aqueles que dizem são e não são – vingança pertence a Deus, apesar de que aqui ele fala de pessoas que estão nas igrejas mentindo e achando que por está enganando à igreja conseguirão enganar a Deus. Vs. 10 – João reafirma: você guardou a minha palavra de exortação e perseverança – Exortação: temos dificuldade de receber uma correção e perseverança: parece que a palavra moderna para isso é resiliência – que a capacidade de esticar ao máximo e manter-se firme. A promessa pra quem guarda a palavra é simples: o cuidado de Deus na hora da provação. Vs. 11 – Retenha o que você tem – O que você tem de mais valioso? A pergunta já tem resposta. Se não for a palavra o seu bem mais valioso acontecerá o que diz em Mt 6:19-21 ajuntai tesouro no céu… Vs. 12 – Farei do vencedor uma coluna no santuário do meu Deus – A promessa de uma herança perpetua em comparação às construções da região com pilares de 5×5 para resistir aos terremotos frequentes.

LAODICÉIA -vs. 14-22 – Somente censuras, apesar de se tratar de uma igreja bem vista e rica. 15-17 – Diagnóstico: igreja morna; só tinha riquezas materiais; cegueira crônica e nudez sistêmica | Região mais rica da Ásia menor > Hierápolis, Colossos, Laodicéia 9km de distância uma da outra. Hierapólis: Fonte de águas quentes | Colossos: Fonte de água frias | As duas eram águas terapêuticas muito visitadas por diversas pessoas do mundo conhecido. | Laodicéia não tinha nenhuma das duas, porém era centro têxtil da ásia menor. Colírio – Centro oftmalógico da Ásia menor com tratamento através do pó frígio (remédio da época). Igreja ortodoxa (fiel a doutrina) integra teologicamente. Não tinha escândalos sexuais. Sem informação de perseguição, porém falta de fervor espiritual. Vs.18 – Compre de mim – Os negócios feitos na região dessa igreja poderia contribuir para que ela se tornasse uma igreja próspera, mas infelizmente ofuscaram o crescimento espiritual da mesma. O que reforça a ideia de que a igreja dificilmente cresce em regiões economicamente prósperas devido à falsa sensação de realização pessoal que a riqueza proporciona. Vs. 19 – Repreendo e disciplino que amo – Reforçando a ideia de que sempre precisamos de repreensão para não sair do caminho; Vs. 21 – Eis que estou à porta – A presença de Deus está sempre perto para nos ajudar sempre que chamarmos e a promessa de reinar com ele na eternidade.

Algumas aplicações:

  1. SARDES – É melhor ser do que parecer;
  2. FILADELFIA – Em nossa vida guardamos coisas que achamos importante. Na vida espiritual não existe nada mais importante que guardar a palavra de Deus;
  3. LAODICÉIA – Não a deixe a porta fechada para a vontade de Deus pra sua vida.

Marcelo Ribeiro

ESBOÇO da Mensagem – Ministrada em 15.03.20 | PIB Tabapuá – TB Ap 3:1-22 NVI