A visão do Trono nos traz paz

Chegamos ao capítulo 4 do Apocalipse agora com a segunda visão de João. Agora ele é chamado na porta do céu pelo próprio Deus e adentra a um local onde vê o trono e tudo que há em volta. Sugiro que você acompanhe na sua bíblia, para ter a mesma sensação que tive quando preparava esse sermão.

Vs. 1 – Depois destas coisas – João se refere à primeira visão das 7 igrejas | Diante de mim uma porta aberta no céu e uma voz me pedindo pra entrar – Você já teve um sonho que parecia está dentro dele? Essa foi a sensação de João conforme o verso 2.

Vs. 2 – imediatamente me vi tomado pelo espírito – Lembro aqui a carne não pode ter contato com Deus devido ao pecado? Quando formos nos  encontrar com Deus também seremos transformados assim como João que por um momento, Deus o transformou para que pudesse ver de perto o trono de Deus;

Vs. 3 – Aquele que estava assentado era semelhante a Jaspe e Sardônio – As pedras podem simbolizar o brilho e o esplendor da visão de João, que como humano conseguiu descrever dessa forma | viu também um arco íris ao redor do trono – alguns estudiosos dizem que representa a aliança assim como foi após o dilúvio.

Vs. 4 – Ao redor estavam os 24 tronos e neles o 24 anciãos – Perceba que redor do trono maior se encontravam anciãos que representam os apóstolos e patriarcas ( simbolicamente eles representam a igreja) onde uma das promessas era julgar a terra (Tiatira 2:26-28) ou Laodicéia (3:21) | vestidos de branco e coroas de ouro – Sardes 3:5 | Esmirna 2:10 reforçando a representação da igreja.

Vs. 5 – Do trono saiam relâmpagos e trovões – Percebam que do mesmo jeito que o trono tinha esplendor de lá também vêm juízo | a simbologia aqui é de comando total do mundo segundo estudiosos | sete lâmpadas que são os sete espíritos de Deus – pode simbolizar sete anjos que serviam a Deus ou simplesmente os atributos do espírito santo agindo na redenção dos santos. Do mesmo trono juízo e redenção parecido com nossos tribunais, porém com uma diferença incomparável conforme verso seguinte

Vs. 6 – mar de vidro, claro como cristal – A simbologia de um trono perfeito e transparente onde não há erros de sentenças ou interferências de interesses. O trono de Deus representa algo que nenhum tribunal da terra tem. Julgamento perfeito. | a figura dos quatro animais descritos no verso seguinte, revelam a perfeição dos planos de Deus na história da humanidade.

Vs. 7,8 – leão, boi, rosto de homem e águia – Diante de algumas interpretações estudada resolvo aqui compartilhar a de Willian Hendriksen – Que são anjos se compararmos aos textos de Ez 1 e 10 –  leão força e liderança | boi – capacidade de serviço | homem – inteligência| águia – agilidade e rapidez. Por representar o canto dos anjos descritos no verso seguinte.

Vs. 9,10 – Toda vez que os seres viventes dão glória – Eles são uma espécie de regentes do coro parecendo representar uma liderança na adoração dos anciãos conforme verso seguinte. Lembro aos leitores a bíblia não foi escrita em versículos, fato reforça um fato único. | os anciãos se prostram lançando as coroas – um cerimonial que demonstra a soberania de Deus também expressada na canção por eles ministrada: Santo, Santo…

Vs. 11 – Tu Senhor és digno de receber – Depois de ter um visão dessa, fica difícil querer se ajoelhar diante de qualquer pessoa nessa terra. E assim era João em Patmos. Provavelmente, mesmo sendo escravo, assim como José, tinha autoridade quando falava, porque demonstrava que servia a alguém mais poderoso do que Cesar, o imperador mais famoso romano. Na época era Domiciano.

Três lições para sua semana:

  1. Saber que Deus está no trono da história nos traz segurança;
  2. As ordens do trono de Deus são perfeitas;
  3. Sair debaixo da vontade de Deus é perder a oportunidade de um dia vê-lo pessoalmente.

Marcelo Ribeiro

ESBOÇO da Mensagem – Ministrada em 22.03.20 | PIB Tabapuá – TB Ap 4:1-11 NVI