Um Culto no céu

Continuando a visão do trono de Deus, o capítulo 5 parece aqui iniciar uma solenidade demonstrando a vontade de Deus para a humanidade e como esse cerimonial parece um culto onde toda a criação participa. Quem já foi uma solenidade militar ou de posse de grandes autoridades sabe do que estou falando… Mas imagine uma solenidade no céu para mostrar para todos os santos as coisas que hão de acontecer?

Vs. 1 – Mão direita um livro selado – Muitos estudiosos concordam que esse livro se refere à história da humanidade já escrita e selada, demonstrando que não se pode mudar. Pra muitas pessoas isso é estarrecedor alguém ter todos esses fatos nas mãos.  Estamos falando aqui do próprio Deus que nos criou e sabe do que somos capazes se nos dessem o controle da história da humanidade. O livro está nas mãos certas. Aquele que conhece o ontem, o hoje e o amanhã.

Vs. 2,3 – Quem é digno de abrir o livro? – A pergunta era feita diante dos vinte e quatro anciãos representantes da igreja na terra. João começa talvez aqui a imaginar figuras importantes em três locais: no céu: Anjos, os seres viventes; Na terra: algum imperador famoso, algum poeta grego, romano; ou embaixo da terra: Moisés, José, Abraão…

Vs. 4,5 – Eu chorava bastante – O chorar de João parece demonstrar que a visão daquele cerimonial deve ter durado algum tempo. Assim como o esposo aguardando sua noiva que demora a chegar e os músicos tocando como se aquela espera nunca fosse acabar. Não é como uma formatura que já sabemos o que vai ocorrer logo que se fizer o último discurso que receberemos o canudo da vitória, ou uma final de copa em que os jogadores aguardam um troféu conquistado depois de muitos jogos, ou a medalha do atleta que venceu o ultimo desafio e espera só para recebê-la. Aqui João, nosso representante chorava como muitos estão agora: o que será que vai acontecer com o mundo? Até receber a notícia de um dos anciãos que representa a igreja: Não chores | Está na hora de dizermos ao mundo não chores. | Eis que o Leão de Judá, A raiz de Davi que venceu vai abrir o livro. Essa informação traz a João um alivio. Esse mesmo alívio que deveria nos trazer nesses momentos onde não o que fazer, senão confiar no único capaz de ter acesso ao livro da história em que nós estamos nela.

Vs. 6 – Então vi o cordeiro que parecia está morto – Qual a sensação daqueles que não creem nesse momento? Com certeza não é a mesma de João. Ele com certeza sabia quem representava aquele cordeiro. Pra sociedade que não crer em Deus, ele está morto e nos abandonou aqui pra morrer. Mas sabemos que não só essa doença, mas todos os fatos da história estavam escritos nesse livro que ninguém tem acesso a não ser o cordeiro que foi morto e reviveu.

Vs. 7 – O cordeiro se aproximou da mão direita de quem estava assentado no trono e recebeu o livro – Deus entregando a seu filho os segredos da história que nós não conhecemos por completo, mas ele descreve a João daqui pra frente, rompendo os selos. Aqui podemos ter um marco da história do fim. Mas antes existe um cerimonial a realizar.

Vs. 8,9 – Ao receber o livro começa um cerimonial: harpa e taças de ouro cheias de incenso (oração dos santos) – Um louvor começar a entoar diante dos olhos de João.

Vs. 10 – Tu os constituíste reino e sacerdote – Onde está esse povo que agora é sacerdote do altíssimo? Estão nas redes sociais, estão nas empresas trabalhando, estão dentro de casa clamando a Deus pelo mundo. Se você ainda não é um sacerdote do altíssimo, basta entregar sua vida a ele deixar-se ser moldado pela vontade de Deus e se tornar uma pessoa que tem o reino de Deus dentro de você.

Vs. 11,14 – A conclusão de um culto abençoado no céu onde João participa como convidado especial – Perceba que agora não só os anjos adoram, mas toda a criação participa de forma solene da visão de João deixando pra ele aquele sentimento de saudade. Esse deve ser nosso sentimento em relação a Deus. Após mais de dois mil anos de sua passagem sobre a terra queremos vê-lo novamente e assim como João precisamos está pronto pra esse momento. Você está?

Três lições pra sua semana:

  1. O culto a Deus está onde nós estamos, João estava em Patmos e participou de um culto no céu;
  2. Não chore nem temas: o Leão de Judá venceu;
  3. Exerça seu papel de sacerdote do altíssimo, o mundo está precisando dos verdadeiros.

Marcelo Ribeiro

ESBOÇO da Mensagem – Ministrada em 29.03.20 | PIB Tabapuá – TB Ap 5:1-14 NVI