Como e quando foi a primeira Páscoa em Casa?

Refletimos sobre a ocasião da primeira Páscoa comparada a desse ano de 2020 onde os cristãos tiveram que passar dentro de casas longe dos templos. Que lições podemos tirar nesse momento?

1 O Senhor disse a Moisés e a Arão, no Egito: 2 “Este deverá ser o primeiro mês do ano para vocês. 3 Digam a toda a comunidade de Israel que no décimo dia deste mês todo homem deverá separar um cordeiro ou um cabrito, para a sua família, um para cada casa.Se uma família for pequena demais para um animal inteiro, deve dividi-lo com seu vizinho mais próximo, conforme o número de pessoas e conforme o que cada um puder comer. 5 O animal escolhido será macho de um ano, sem defeito, e pode ser cordeiro ou cabrito. 6 Guardem-no até o décimo quarto dia do mês, quando toda a comunidade de Israel irá sacrificá-lo, ao pôr-do-sol. 7 Passem, então, um pouco do sangue nas laterais e nas vigas superiores das portas das casas nas quais vocês comerão o animal. 8 Naquela mesma noite comerão a carne assada no fogo, juntamente com ervas amargas e pão sem fermento. 9 Não comam a carne crua, nem cozida em água, mas assada no fogo: cabeça, pernas e vísceras. 10 Não deixem sobrar nada até pela manhã; caso isso aconteça, queimem o que restar. 11 Ao comerem, estejam prontos para sair: cinto no lugar, sandálias nos pés e cajado na mão. Comam apressadamente. Esta é a Páscoa do Senhor. Cristo é o nosso cordeiro Pascal. Por meio do seu sacrifício expiatório fomos libertos da escravidão do pecado e da ira de Deus.

A páscoa foi realizada após o anúncio da ultima praga do Egito. Deus resolveu preparar o povo e deu algumas recomendações para aquele dia. Você sabia que a primeira Páscoa foi em casa com a família?

Vs. 1-3 – A preparação da Páscoa – separar um cordeiro ou cabrito para cada família um para cada casa – A preocupação de Deus que mantivesse a refeição dentro de casa pois a praga estaria fora dela, bem como o cordeiro deveria ser sem mancha.

Vs. 4 – Se a família for pequena deve dividi-lo com um vizinho – O cuidado de Deus para com os pobres e com o desperdício, pois o alimento deveria ser distribuído conforme cada um pudesse comer. Perceba que a ordem era para o povo de Deus. Aqui podemos ver a seriedade da ordem de Deus. Apesar da páscoa desse ano não ter sido diretamente ordenada por Ele para ser feita dentro de casa. De forma indireta ele guiou os líderes das nações a fazê-lo, devido a pandemia que vivemos. As decisões desses líderes refletem a vontade de Deus, pois são representantes dele na história conforme Rm 13:1-7 – Todo homem esteja sujeito ás autoridades superiores…

Vs. 5,6 – Um cordeiro sem mácula – Eis aqui a informação que entraria para a história. Aquele cordeiro morreria no lugar daqueles primogênitos que houvessem na casa. Simbolizava o próprio Cristo que morreu pela humanidade.

Vs. 7 – Sangue nas portas – 1Jo 1:7 – O sangue aspergido tipifica o sangue do Cristo que verteu os pecados de todos homens.

Vs. 8 – O jantar para saída do povo do Egito com pão asmo – Esse jantar também pode representar uma preparação de um povo que mesmo sofrendo escravidão precisava refletir sobre uma vida pura representada pelo pão sem fermento. Nós também somos pecadores e estamos mais uma vez agradecendo por que o Cordeiro de Deus morreu em nosso lugar por amor a nós. Uma vida com Deus só é possível quando buscamos a santificação e posteriormente com a glorificação que será feita por Deus.

Vs. 9,10 – Não deixem sobrar nada – Aqui não fala do desperdício, porém podemos refletir em como podemos evitá-lo em tempos de escassez que vivemos.

Vs. 11 – Ao comerem estejam prontos para sair, pois Deus está nos livrando do pecado e do juízo – Comer a páscoa é relembrar de onde viemos e pra onde vamos. De uma vida escravidão do pecado, onde fazíamos tudo o que nosso corpo desejava ,para onde iremos, se rejeitarmos todas essas coisas e vivermos ao lado daquele que fez um único e suficiente sacrifício por nós.

3 Lições para refletir:

  1. Somente Jesus é capaz de nos dar a salvação, pois foi seu sacrifício que nos salvou;
  2. A salvação vem antes de atos de misericórdia; atos não salvam se assim fossem Jesus não precisava morrer pós;
  3. Celebre a páscoa olhando para cruz e reconhecendo que ela está vazia porque o cordeiro se entregou em seu lugar.

Marcelo Ribeiro

ESBOÇO da Mensagem – Ministrada ONLINE em 12.04.20 | PIB Tabapuá – TB Ex 12:1-11 NVI