Como foi a primeira Páscoa em casa?

A páscoa foi realizada após o anúncio da ultima praga do Egito. Deus resolveu preparar o povo e deu algumas recomendações para aquele dia. Você sabia que a primeira Páscoa foi em casa com a família?

Vs. 1-3 – A preparação da Páscoa – separar um cordeiro ou cabrito para cada família um para cada casa – A preocupação de Deus que mantivesse a refeição dentro de casa pois a praga estaria fora dela.

Vs. 4 – Se a família for pequena deve dividi-lo com um vizinho – O cuidado de Deus para com os pobres e com o desperdício, pois deveria distribuído conforme cada um pudesse comer. Perceba que a ordem era para o povo de Deus. Aqui podemos ver que a seriedade da ordem de Deus. A ordem não foi de Deus diretamente, porém indireta, pois como diz Rm 13:1-7 – Todo homem esteja sujeito ás autoridades superiores…

Vs. 5,6 – Um cordeiro sem mácula – Eis aqui a informação que entraria para a história. Aquele cordeiro morreria no lugar daqueles primogênitos que houvessem na casa.

Vs. 7 – Sangue nas portas – 1Jo 1:7 – O sangue aspergido representa o sangue do Cristo que verteu a humanidade de seus pecados.

Vs. 8 – O jantar para saída do povo do Egito com pão asmo – Você deseja que Cristo participe de sua ceia nesta noite. Então reconheça que é pecador e que precisa do perdão de Deus. Nós também somos pecadores e estamos mais uma vez agradecendo por que o Cordeiro de Deus morreu em nosso lugar por amor a nós. Pães asmos – Um pão sem fermento que representava a busca de uma vida sem pecado. Uma vida sem pecado só possível quando buscamos a santificação e posteriormente com a glorificação que será feita por Deus.

Vs. 9,10 – Não deixem sobrar nada – Aqui não fala do desperdício, porém podemos refletir em como podemos evitar isso em tempos de escassez que vivemos.

Vs. 11 – Ao comerem estejam prontos para sair, pois Deus está nos livrando do pecado e do juízo – Comer a páscoa é relembrar de onde viemos e pra onde vamos. De uma vida escravidão do pecado, onde fazíamos tudo o que nosso corpo deseja para onde iremos se rejeitarmos todas essas coisas e viver ao lado daquele que fez o único e suficiente sacrifício por nós.

3 Lições:

  1. Somente Jesus é capaz de nos dar a salvação, pois foi seu sacrifício que nos salvou;
  2. A salvação vem antes de atos de misericórdia; atos não salvam se assim fossem Jesus não precisava morrer pós;
  3. Celebre a páscoa olhando para cruz e reconhecendo que ela está vazia porque o cordeiro se entregou em seu lugar.

Marcelo Ribeiro

ESBOÇO da Mensagem – Ministrada ONLINE em 12.04.20 | PIB Tabapuá – TB Ex 12:1-11 NVI