Nós somos as sete igrejas II

Visitamos mais duas igrejas da Àsia  e retiremos lições importantes para a igreja moderna tão carente de um evangelho libertador que preza pela importância da palavra.

12 Ao anjo da igreja em Pérgamo escreva: Estas são as palavras daquele que tem a espada afiada de dois gumes.13 Sei onde você vive, onde está o trono de Satanás. Contudo, você permanece fiel ao meu nome e não renunciou à sua fé em mim, nem mesmo quando Antipas, minha fiel testemunha, foi morto nessa cidade, onde Satanás habita.14 No entanto, tenho contra você algumas coisas: você tem aí pessoas que se apegam aos ensinos de Balaão, que ensinou Balaque a armar ciladas contra os israelitas, induzindo-os a comer alimentos sacrificados a ídolos e a praticar imoralidade sexual.15 De igual modo você tem também os que se apegam aos ensinos dos nicolaítas.16 Portanto, arrependa-se! Se não, virei em breve até você e lutarei contra eles com a espada da minha boca.17 Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei do maná escondido. Também lhe darei uma pedra branca com um novo nome nela inscrito, conhecido apenas por aquele que o recebe.

Era 2ª maior da Ásia perdia somente para Éfeso. Antipas foi pastor de Pérgamo que morreu carbonizado em um boi de bronze. Balaão – pode ter sido um membro que apostatou da fé ou com mesmo nome do mencionado do antigo testamento, que também era profeta e falou o que não era ordem de Deus.

Vs.12 – aquele que tem a espada afiada de dois gumes – Agora João sustenta a autoria da palavra de Deus citada em Hb 4:12 que dá discernimento daquilo que é ou não de Deus | Vs.13 – onde está o trono de satanás – Existia um templo de adoração ao imperador. Templo de esculápio – deus da cura, representado por uma serpente.| Vs.14,15 – Advertência–pessoas que se apegam ao ensino de Balaão–Assim como essa igreja temos que tomar cuidado com tudo que se apresenta como novidade, mas que pode está ferindo a ortodoxia. | Vs.16 – Arrependa-se–A mensagem de João permanece até hoje. Temos que parar de querer corrigir os outros enquanto o pecado está sempre à nossa porta. | Vs. 17 – Darei do maná escondido e uma pedra branca – um alimento espiritual na área de nossa vida que só Deus conhece. As pedras branca, que significa absolvição em uma forma de julgamento antigo e a pedra preta, simbolizava condenação.

18 Ao anjo da igreja em Tiatira escreva: Estas são as palavras do Filho de Deus, cujos olhos são como chama de fogo e os pés como bronze reluzente.19 Conheço as suas obras, o seu amor, a sua fé, o seu serviço e a sua perseverança, e sei que você está fazendo mais agora do que no princípio.20 No entanto, contra você tenho isto: você tolera Jezabel, aquela mulher que se diz profetisa. Com os seus ensinos, ela induz os meus servos à imoralidade sexual e a comerem alimentos sacrificados aos ídolos.21 Dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua imoralidade sexual, mas ela não quer se arrepender.22 Por isso, vou fazê-la adoecer e trarei grande sofrimento aos que cometem adultério com ela, a não ser que se arrependam das obras que ela pratica.23 Matarei os filhos dessa mulher. Então, todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e retribuirei a cada um de vocês de acordo com as suas obras.24 Aos demais que estão em Tiatira, a vocês que não seguem a doutrina dela e não aprenderam, como eles dizem, os profundos segredos de Satanás, digo: não porei outra carga sobre vocês;25 tão-somente apeguem-se com firmeza ao que vocês têm, até que eu venha.26 Àquele que vencer e fizer a minha vontade até o fim darei autoridade sobre as nações.27 “Ele as governará com cetro de ferro e as despedaçará a um vaso de barro”28 Eu lhes darei a mesma autoridade que recebi autoridade de meu Pai. Também lhe darei a estrela da manhã.29 Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Vs. 18 – filho de Deus – Mais uma referência a Jesus | Vs. 19 Conheço suas, obras, amor, fé, serviço, perseverança – Oposto de Éfeso – aumentou o amor de se perdeu na doutrina.| Vs.20-22 – Advertência – Tolera Jezabel Manipuladora (Pode ter sido uma mulher com as mesmas características da esposa de Acabe, Rei de Israel)1Rs 21:25-26 | Vs.23 – sou aquele que sonda mente e corações – impossível será enganar Deus. | Vs. 24,25 – Aos demais de Tiatira – aqueles que rejeitaram o ensino da falsa profetisa e mantiveram a sã doutrina. | Vs. 26 darei autoridade sobre às nações e a estrela da manhã – autoridade sobre as nações simboliza o governo de Cristo no Milênio onde os santos reinarão com ele (Ap 20:6) e a estrela da manhã (Pv 4:18) conforme esse texto pode simbolizar a o processo de glorificação que todos iremos passar para sermos completamente puros diante de Deus. (Contato de Paulo com essa igreja – Atos 16:14,15)

Algumas aplicações:

Pérgamo – Sempre é tempo de arrepender-se;

Tiatira – Devemos manter o fervor sem perder a ortodoxia.

Marcelo Ribeiro

ESBOÇO da Mensagem – Ministrada em 23.02.20 | PIB Tabapuá – TB Ap 2:12-29 NVI