Nós somos as sete igrejas

João em Patmos recebe a ordem de escrever uma carta a cada uma das sete igrejas da Ásia. O que será que nossas igrejas têm em comum com aquelas? Vamos analisar cada uma e retirar algumas preciosas lições para nossos dias.

Ao anjo da igreja em Éfeso escreva: Estas são as palavras daquele que tem as sete estrelas em sua mão direita e anda entre os sete candelabros de ouro. 2 Conheço as suas obras, o seu trabalho árduo e a sua perseverança. Sei que você não pode tolerar homens maus, que pôs à prova os que dizem ser apóstolos mas não são, e descobriu que eles eram impostores. 3 Você tem perseverado e suportado sofrimentos por causa do meu nome, e não tem desfalecido. 4 Contra você, porém, tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor. 5 Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do seu lugar. 6 Mas há uma coisa a seu favor: você odeia as práticas dos nicolaítas, como eu também as odeio. 7 Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus.

Nicolaítas – induziam o povo à imoralidade e prostituição | manteve a doutrina e perdeu o fervor. Os Efésios eram os guardiões do culto de Ártemis a Grande (Atos 19:35), uma deusa Grega mãe da prosperidade bem conhecida e adorada em toda a região do Mediterrâneo. O Templo de Ártemis era tão magnífico que foi incluído entre as sete maravilhas do mundo antigo. Timóteo foi pastor da igreja de Éfeso conforme (1Tm 1:3)

Vs. 1Anda entre as sete igrejas – Jesus continua andando em nosso meio – A Presença de Deus se manifesta quando buscamos os frutos do espírito | Vs. 2,3,6 – Elogios – Conheço as suas obras, o seu árduo trabalho e sua perseverança – Saiba que ele te conhece, assim como a cada igreja | Vs.4,5 – Advertência: abandonou o seu primeiro amor – Será que não temos deixado o amor esfriar? | Vs. 7 – comer da árvore da vida – o símbolo da vida eterna simbolizando o caminho inverso de Adão e Eva no jardim do Éden quando provaram da árvore do conhecimento.

8 Ao anjo da igreja em Esmirna escreva: Estas são as palavras daquele que é o Primeiro e o Último, que morreu e tornou a viver. 9 Conheço as suas aflições e a sua pobreza; mas você é rico! Conheço a blasfêmia dos que se dizem judeus mas não são, sendo antes sinagoga de Satanás. 10 Não tenha medo do que você está prestes a sofrer. Saibam que o diabo lançará alguns de vocês na prisão para prová-los, e vocês sofrerão perseguição durante dez dias. Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida. 11 Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. O vencedor de modo algum sofrerá a segunda morte.

Vs. 8 – que morreu e tornou a viver – A marca da ressurreição | Vs.9 Conheço as suas aflições e pobreza – Mesmo sendo a igreja mais pobre, Jesus só faz elogios ressaltando aquilo que realmente é mais importante. | Vs.10 Não tenha medo – Ao invés de advertência Jesus dá um conselho sobre o futuro e a importância da perseverança nos momentos de provação | Vs. 11 não sofrerá a segunda morte – Enquanto tem gente preocupado com a morte, o cristão se preocupa em onde passará a eternidade.

Algumas Aplicações:

Efésios – A melhor forma de voltar ao primeiro amor é arrepender-se;

Esmirna – Para o cristão não sofrer a segunda morte deve trazer alívio para aflições da vida.

Marcelo Ribeiro

ESBOÇO da Mensagem – Ministrada em 16.02.20 | PIB Tabapuá – TB Ap 2:1-11 NVI