Conselhos de um amigo

A carta de Paulo a Tito são orientações de Paulo a Tito sobre sua ida a igreja grega de Creta. São conselhos preciosos de um grande servo de Deus a outro. Onde será que temos buscado conselhos? Com amigos cristãos com princípios cristãos ou com pessoas que não acreditam no que cremos? Vejamos como essa carta pode nos ajudar em nossa jornada missionária nesse mundo.

Vs. 1 – Servo de Deus e apóstolo – antes de tudo servo de Deus, porém o ultimo e verdadeiro apóstolo. Para levar os eleitos de Deus a Fé e conhecimento da verdade – se não sabemos quem são os eleitos temos que pregar para que tenham conhecimento da verdade e recebam o dom da fé; A palavra, verdade, na Bíblia tem dois significados que são o próprio Jesus onde diz: Eu sou o caminho, a verdade e a vida… (Jo 14:6) e no texto de João 17:17 Santificai vos na verdade, a tua palavra é a verdade. Ou seja não existem várias verdades como secularismo defende, mas somente uma que é Jesus revelado na sua palavra.

Vs. 2 – se fundamentam na vida eterna prometida por uma Deus que não mente – Aqueles que têm certeza da salvação não se limitam a pensar somente nas coisas dessa terra. Os valores do reino devem sempre ser levados em consideração em qualquer decisão.

Vs. 3,4 – trouxe luz a sua palavra por meio da pregação – a pregação leva as pessoas a crerem assim como aconteceu com Tito que provavelmente ouviu a pregação de Paulo (vs.4) e se tornou um grande líder a ponto de ser enviado para orientar a igreja grega. A fé vem pelo ouvir… Rm 10:17

Vs. 5 – pusessem em ordem o que ainda faltava – uma igreja que estava em seu início e cheia de problemas em sua estruturação precisava de um líder como Tito.

Vs. 6-8 – perfil do líder – que deveria ser de todo cristão ou pelo menos da maioria que se diz servo de Cristo.

Vs. 9 – apegue se a mensagem fiel e encoraje pela sã doutrina – ou seja, não use artifícios que não seja a palavra para apresentar a mensagem e admoestar sob a vida do povo de Deus.

Vs. 10,11 – há muitos insubordinados – Paulo fala pra silenciarem aqueles que se dizem cristão e só estão no meio para causar confusão e contendas.

Vs. 12-13 – repreenda-os severamente, – Paulo ressalta a importância de não aceitarem a cultura grega tão apreciada no mundo da época nos termos que na maioria das vezes feriam os valores cristãos

Vs. 14. – e não dêem atenção a lendas judaicas nem a mandamentos de homens que rejeitam a verdade. – Aqui a menção é sobre as velhas práticas religiosas nas quais aquela jovem igreja também deveria evitar.

Vs. 15 – tanto mente como a consciência deles estão corrompidas… …e seus atos o negam – Uma mente corrompida não consegue discernir entre a coerência da fé que vive com os atos praticados

Algumas aplicações

  1. Antes de qualquer coisa você é servo de Deus;
  2. Ouvir uma pregação nos fortalece na fé que vivemos;
  3. Uma vida irrepreensível não é pra ser buscada somente pelo líder.

Marcelo Ribeiro

ESBOÇO da Mensagem – Ministrada em 15.12.19 | PIB Tabapuá – TB Tt 1:1-15 NVI