Deus orientando nossas decisões

Aparentemente o texto de hoje, parece demonstrar Paulo um pouco perdido sobre qual o rumo deveria prosseguir. Veremos que Paulo não tinha medo e agia conforme ele achava que deveria prosseguir e vemos Deus apenas o direcionando sobre que caminho ele deveria tomar. Será que não estamos demorando demais antes de tomarmos as decisões. Que precauções podemos tomar antes delas? Vejamos:

Atos dos Apóstolos 16:6. Paulo e seus companheiros viajaram pela região da Frígia e da Galácia, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na província da Ásia.7. Quando chegaram à fronteira da Mísia, tentaram entrar na Bitínia, mas o Espírito de Jesus os impediu.8. Então, contornaram a Mísia e desceram a Trôade.9. Durante a noite Paulo teve uma visão, na qual um homem da Macedônia estava em pé e lhe suplicava: “Passe à Macedônia e ajude-nos“.10. Depois que Paulo teve essa visão, preparamo-nos imediatamente para partir para a Macedônia, concluindo que Deus nos tinha chamado para lhes pregar o evangelho.

Primeiramente precisamos tomar decisões com fé, pois quando não fazemos acontece pelo menos três coisas:

  1. Temos medo; 1Jo 4:18
  2. Não levamos em conta o princípio bíblico; resumindo: o que vou fazer fere o amor a Deus ou ao próximo?
  3. Temos dúvida: a dúvida do prudente ocorre por que ele não tem certeza. Então na duvida não ultrapasse. Se você fez a conta e analisou todas as possibilidades humanas porque a dúvida?

Quando tomamos a decisão com fé:

  1. Não temos medo; toda viagem naquela época era perigosa mas Paulo não abria mão de nenhuma;
  2. Mesmo que não devamos prosseguir, apenas começamos e deixamos os resultados com Deus que dará o aval; se não fere nenhum princípio então siga;
  3. Sair da dúvida será mais fácil e não trará preocupação exacerbada a ponto de tirar o sono.

Reflexão de Jonh Piper sobre agir por fé.

Foi isso o que Paulo fez. “Tudo o que não provém de fé é pecado” é um ponto universal. Há vários suportes para isso fora de Romanos 14:23. Por exemplo:

O ponto de Paulo em Romanos 4:20 é que a fé glorifica a Deus: “Abraão pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus”. A razão pela qual atos sem fé são pecados é que eles não glorificam a Deus como digno de confiança.

Em 1 Coríntios 10:31, Paulo diz: “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.”. Mas você não consegue glorificar a Deus se você está o desonrando por não confiar nele. Então, onde não há fé, 1 Coríntios 10:31 está sendo desobedecido em cada ação (não importa quão neutro em si mesmo).

Hebreus 11:6 diz: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.” (Hebreus 11:6). Portanto, onde não há fé, todos os atos desagradam a Deus.

Marcelo Ribeiro

ESBOÇO da Mensagem – Ministrada em 08.12.19 | PIB Tabapuá – TB At 16:6-10 NVI