Um povo que conhece Deus

De volta ao livro de Daniel, veremos nos últimos dois capítulos deste livro que Deus sempre esteve e estará no controle da história da humanidade. Que possamos também entregar o controle de nossas vidas nas mãos dele.

Introdução – Sequencia do capítulo 10 – O anjo revela a Daniel a história antes de acontecer. Abaixo segue um resumo bem sucinto de tudo aquilo que ocorreria para Daniel e que a história moderna confirma com personagens que realmente existiram. 

Vs.1 o anjo fala a Daniel – 3 reis da Pérsia mais um poderoso registrado em  Ester 1:4 (Xerxes)

Vs. 3,4 Depois de Xerxes veio Alexandre Magno filho de Filipe que começou a reinar com 20 anos e dominou o mundo até os 32 anos

Vs. 5-20 4 reinos depois de Alexandre: Norte: Selêucidas (Síria) | Sul: Ptolomeus (Egito). Nesse trecho um guerra contínua entre as forças do norte e sul.

5,6 – Aliança entre Síria e Egito – filha do rei do Sul (Egito) se casará com a filho do rei do norte (Síria). Ptolomeu Filadeufo (rei da Egito), que foi quem mandou traduzir o AT do hebraico para o grego (Septuaginta). Ele resolve dar a mão de sua filha Berenice em casamento ao rei da Assíria Antíoquo II, que já era casado. Ele deixou sua esposa por Berenice. Leonice mulher de Antíquo.

Após a morte de Ptolomeu Filadeufo ele volta para sua esposa Leonice, que se vinga assinando Berenice e envenenando seu marido e o filho de Berenice com Antíquo.

A filha do de Ptolomeu (Egito) casará com rei do norte (Seleuco II), ela não conservará a força de seu braço.

7-12 – A derrota da Síria pelo Egito. A filha de Berenice se vinga do assassinato de sua mãe.

13-16- O Egito é derrotado pela Síria – O rei do norte virá e tomará a Síria sob a liderança de Antíquo (o grande).

17-20 – A Síria agora sob a desculpa de construir uma aliança através de um casamento oferece a filha de Antíquo (Cleópatra) para destruir de uma vez por todas o Egito. Cleópatra se apaixona por Ptolomeu V e não segue com o plano.

21-35 – Depois da morte de Antíquo (o grande), seu sucessor (Seleuco II) mandou saquear os tesouros do Templo, mas quem recebeu as ordens não atendeu. Seu sucessor Antiquo Epifanio, por ele mesmo (o ilustre) pelo povo (o louco). No capítulo 8 fala dele. Volta a brigar com o Egito e sua estratégia é enganar todos os povos para suas conquistas.

25-27- Antíquo Epifanio consegue entrar no meio do exercito inimigo (Egito) fazendo aliados.

28-30- Ele Deseja destruir os judeus e a fé em Deus. Irá procurar os judeus não praticantes para se aliarem a ele.

31- Ele era adorador de Júpiter e vai profanar o templo, forçando judeus a comer carne de porco.

33- Existirão pessoas pregando no meio da crise. Matias e seu filho Judas Macabeus resistem e conseguem manter o culto a Deus.

36-45- um rei satânico (anticristo)

41 – Edom, Moabe e Amom são símbolos dos inimigos de Deus. Pode simbolizar as nações que encabeçaram a tentativa da extinção do culto a Deus.

42-43- As estratégia do anticristo da época serão as mesmas daquele que virá a esse mundo. Nos dois casos ele terá seu fim.

 Algumas aplicações:

  1. Existe um tempo determinado por Deus para sua história, bem como para humanidade, vs. 27,29
  2. Um povo que conhece Deus resistirá a tudo que se levanta contra seus princípios; vs.32
  3. Aqueles que são sábios instruirão a muitos, seja um dos tais; vs. 33
  4. O fim do anticristo e seus anjos já sabemos e o seu? vs. 45

Marcelo Ribeiro

ESBOÇO da Mensagem – Ministrada em 19.01.20 | PIB Tabapuá – TB Dn 11:1-45 NVI