Deus conhece quem ora

O que você faria se recebesse um anjo trazendo as respostas de Deus para suas orações? Uma coisa temos certeza. Uma vida toda de oração fez com que Daniel fosse conhecido no céu. E nós como será que somos conhecidos lá. Aprendamos com Daniel como criar esse vínculo tão forte com nosso Deus.

Vs. 20 Enquanto eu estava orando e confessando o meu pecado e de Israel a confissão de pecado deve acompanhar nossas súplicas. Devemos incluir em nossas orações nossas falhas e de nossa igreja.

Vs. 21 Gabriel, veio voando rapidamente à minha presença – A vida de oração desse jovem Daniel era tão forte que até um anjo foi enviado para lhe responder a oração.

Vs. 22 – Percepção e entendimento – Quando oramos antes de ler as escrituras iremos ter essas duas coisas. Por quê então para Daniel teve ajuda de um anjo? Por se tratar de uma profecia. Quanto às questões do dia-a-dia a palavra de Deus é suficiente para nos orientar sobre determinados assuntos. Com certeza não será necessário um anjo para nos informar de algo que já está claro nas escrituras.

Vs. 23 Assim que começou a orar – Perceba neste ponto a onisciência de Deus que mesmo antes dele orar já envia o anjo com a resposta. Percebe-se como a oração agrada o coração de Deus. Quanto mais tempo dedicado a oração mais saberemos a vontade de Deus sobre todos os assuntos que ainda não entendemos. Veja ainda que o “ser muito amado” está ligado exatamente ao relacionamento íntimo que esse agora senhor Daniel tinha com Deus.

Vs. 24 Setenta semanas estão decretadas – Outro atributo de Deus. Sua soberania sobre os eventos da história da humanidade fica a aparente quando anjo afirma categoricamente o período do exílio. A obra de Cristo.

Vs. 25 a partir do decreto de reconstrução até o ungido (Messias) serão sete semanas – A profecia fala do Messias assim como todo o antigo testamento nos versos que seguem: Gn 3:15|Gn 12:3|Gn 49:10|Dt 18:15| Is 6

Vs. 26,27 depois de sessenta e duas semanas o Ungido será morto – A profecia também fala da morte do ungido e de uma aliança que será feita por um período de tempo e que será quebrada. Sendo esses dois versículos os que geram duas escolas de interpretação escatológica colocarei um gráfico com as duas visões para que o leitor fique a vontade para debater ou se aprofundar no tema. O importante é entender que temos somente os cálculos das 69 semanas. A questão se estamos na última semana das setenta ou se ela ainda acontecerá não interfere em nosso compromisso com a promessa da volta do nosso Salvador para buscar seu povo.

7 + 62 semanas = 69 semanas

7 Semanas = 49 anos | 62 Semanas = 434 anos = 483 anos ou 69 Semanas

483 – 445 = 38 anos

5 anos de diferença da morte de Cristo – 525 Dionísio Exiguus errou de 4 a 7 anos porém só foi descoberto no século 17 com a evolução da astronomia. Os livros de história localiza Cristo nascendo no ano 4.

Reformada Amilenista – O Messias morre dentro da septuagésima semana

 

 

 

 

 

 

 

Pré-Milenistas Dispensacionalistas – Septuagésima semana foi adiada para o fim. Tempo da igreja. Ainda virá

 

 

 

 

 

 

 

 

Algumas aplicações:

  1. Não confunda orar sem cessar com orar por longos períodos;
  2. Percepção e entendimento são adquiridos por quem busca a sabedoria de Deus;
  3. Se já vivemos ou não a ultima semana, já sabemos o que fazer daqui pra frente.

Marcelo Ribeiro

ESBOÇO da Mensagem – Ministrada em 29.09 | PIB Tabapuá – TB Dn 9:20-27 NVI