De quem somos discípulos?

Estamos em plena campanha de missões nacionais dos Batistas Brasileiros e um assunto voltou ao tema. Temos sido e estamos ainda fazendo discípulos de Jesus? Aprendamos com Jesus algumas recomendações para continuarmos cumprindo a missão que ele nos deixou.

Depois disso o Senhor designou outros setenta e dois e os enviou dois a dois, adiante dele, a todas as cidades e lugares para onde ele estava prestes a ir. 2 E lhes disse: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Portanto, peçam ao Senhor da colheita que mande trabalhadores para a sua colheita. 3 Vão! Eu os estou enviando como cordeiros entre lobos. 4 Não levem bolsa nem saco de viagem nem sandálias; e não saúdem ninguém pelo caminho. 5 “Quando entrarem numa casa, digam primeiro: ‘Paz a esta casa’. 6 Se houver ali um homem de paz, a paz de vocês repousará sobre ele; se não, ela voltará para vocês.

Vs. 1 – enviou dois a dois, adiante dele – A missão não mudou. Aqui vemos Jesus orientando os discípulos antes de sua chegada, nos locais que deveria passar. Nossa vida é uma missão. Falar do que cremos é uma forma de anunciar. Porque não falamos de nossa fé? Respondemos essa pergunta olhando para o capitulo Lc 9:23-26

Vs. 2 – A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos – O baixo número de discípulos é demonstrado na quantidade de desculpas que as pessoas dão para seguir a missão que Cristo nos deixou. Lc 9:59-62

Vs. 3 – Cordeiro no meio de lobos – Servir a Cristo nos coloca diretamente contra um sistema feito para existir sem Deus. Os valores cristãos a cada dia que passa. Não mais irão caber nas conquistas “progressistas” da humanidade. Para o mundo moderno progredir sem ferir valores cristãos é impossível. Sim, nós lutamos contra um sistema, mas não precisamos ser contra o progresso. Daniel está nos ensinando bem isso em seu procedimento dentro de um governo ditatorial da babilônia. Independente das decisões que tomavam ele não abriu mão de seus valores eternos como nós também devemos fazer.

Vs. 4 – Não levem bolsa, nem alforge (sacolas) ou sacolas – O principio é: não se apeguem as coisas dessa terra a ponto delas atrapalharem sua missão principal. Se tiver que mudar mude. Se tiver que diminuir sua receita faça. E não saúdem ninguém > não percam o foco ou não perca tempo em discussões desnecessárias.

Vs .5,6 – Quando chegar, paz esteja nessa casa – Seja mensageiro da boa noticia. Ouça as noticias ruins, mas concentre-se na mensagem de esperança que Cristo nos ensinou.

Algumas aplicações:

  1. Se sua fé em Cristo está fácil, talvez você ainda não seja um discípulo;
  2. Não existe nenhuma desculpa capaz de nos absolver de seguirmos a missão de Cristo;
  3. Ser discípulo de Cristo é incluí-lo em toda e qualquer mudança que a vida lhe proporcionar.

Marcelo Ribeiro

ESBOÇO da Mensagem – Ministrada em 22.09 | PIB Tabapuá – TB Lc 10:1-4 NVI