Você decidiu se humilhar à vontade Deus?

É impossível falar de Daniel sem falar de sua vida de oração. Mas uma vez vemos o agora, senhor Daniel, jejuando depois de uma revelação estarrecedora de uma guerra futura. E nós como estamos lutando nossas guerras? Daniel nos mostra com obter de Deus a resposta para tudo aquilo que nos tira o sono ou tranquilidade.

Vs. 1 No terceiro ano de Ciro Estamos agora no império Persa e Daniel permanece na liderança do governo. Agora ele recebe uma revelação de uma grande guerra.

Vs. 2,3 – eu, Daniel, passei três semanas chorando – Imagine o que Daniel viu para ter um período tão longo de tristeza. Esse também foi um período de jejum radical onde a resposta é dada no 24º dia do primeiro mês.

Vs. 4,5 homem vestido de linho – Alguns dizem que é Cristo (citando Ap 1:13-17) , porém o verso 13, parece falar da mesma pessoa que precisou de ajuda. Nesse caso apesar da semelhança fica difícil compreender que Cristo tenha precisado de ajuda.

Vs. 6 – um anjo com características bem marcantes – Daniel lembrou de detalhes que demonstram talvez um arcanjo poderoso.

Vs. 7,8 – Sou eu Daniel vi, mas os outros com medo se esconderam – aparentemente essas outras pessoas que estavam com Daniel apenas ouviram a voz.

Vs. 9,10 –  ao ouvi cai prostrado, alguém tocou em mim e me colocou sobre minhas mãos e joelhos – Aqui Daniel ele levantado parcialmente demonstrado no verso seguinte onde o homem pede pra ele ficar de pé.

Vs. 11 – você é muito amado, fique de pé – ele se levanta e mesmo tremendo tentar se controlar para ouví-lo.

Vs. 12 – não tenha medo desde o primeiro dia que se decidiu se humilhar diante de Deus suas palavras foram ouvidas – Fica uma pergunta pra nós. Quando decidimos nos humilhar diante de Deus? Temo que entender que se humilhar diante de Deus é fazer muitas vezes o que não quer. Pedir perdão, aceitar uma ordem de quem você não gosta, fazer o que não quer. Por exemplo: orar, ler a Bíblia, dedica seu tempo para servir a Deus.

Vs. 13-21 – príncipe do reino da Pérsia – Estudiosos acreditam ser uma potestade espiritual em batalha como anjos de Deus. Um confirmação das batalhas que existem no reino espiritual e que muitas vezes nem sabemos. Batalhas pelo seu casamento, pelo seu filhos. Miguel,  era um arcanjo guerreiro, que aparece para ajudar esse homem. Essas batalhas pareciam uma forma de manter os planos de Deus para cumprimento das profecias. Veja também o verso 21 sobre a chegada do príncipe da Grécia.

Vs. 18 – o homem me tocou e fui fortalecido – perceba que ele só é tocado quando está prostrado. Como queremos ser tocado por Deus se não queremos nos prostrar diante dele. Perceba que quanto mais ele se aproxima do homem de Deus mais fraco ele fica e precisa ser levantado por ele. Quão maravilho é ser levantado por Deus. Que experimentemos mais momentos assim.

Algumas aplicações:

  1. Decida se humilhar diante de Deus e aguarde a resposta do Senhor;
  2. Se queremos sentir o toque de Deus precisamos nos aproximar dele e só existe uma forma: é nos prostrar;
  3. Quando oramos, de alguma forma informamos aos anjos de Deus a importância do motivo de nossas orações.

Marcelo Ribeiro

ESBOÇO da Mensagem – Ministrada em 06.10.09 | PIB Tabapuá – TB Dn 10:1-21 NVI