Em missão de Paz para levar a Graça

Ainda falando sobre a obra missionária. Hoje tiraremos lições importantes do momento em que Jesus separa setenta e dois discípulos para levarem sua mensagem nos locais que ele ainda ia passar. Semelhante a nós aqueles discípulos tinham suas limitações por isso Cristo fez questão de deixar algumas dicas de como exercer bem o papel de proclamador das boas novas do evangelho.

  1. Anunciamos a chegada do Mestre. Vs. 1 – A honra de Anunciar a Cristo traz em nós uma responsabilidade de sermos como ele é. Ninguém acredita num representante que não se assemelha a quem representa. Quanto mais parecidos formos com nosso mestre mais simples será levar essa mensagem.
  2. Somos poucos. 2 – Seja em que ambiente estivermos somos poucos. No seu trabalho tem quantos crentes? Na sua vizinhança? A importância de darmos bom testemunho se exemplifica na hora que as pessoas ao nosso redor precisam de algo que seus amigos não podem dar. Uma valorização dos valores eternos. Uma oração. Para isso Cristo pede para que oremos para que mande mais obreiros para sua seara. Se você não tem sido missionário em seu ambiente peça a Deus pra lhe capacitar e se tornar definitivamente um representante dele no meio de seus amigos não cristãos. Aproveite a oportunidade de testemunhar de Cristo quando lhe perguntarem a razão de sua fé. Não deixe que a conversa se volte apenas para as coisas dessa terra. Tente conduzi-la para assuntos que levem a Cristo como única saída para a humanidade decaída.
  3. No meio de lobos. 3 – Vários são os lobos que nos rodeiam: São pessoas de outras religiões que tentam menosprezar sua fé; são outros crentes (legalistas) que ao invés de pregar a palavra fica prestando atenção nas suas roupas; são colegas de trabalho esperando você falhar para lhe criticar; são familiares que acham que você quer ir pro céu sozinho e esqueceu a família; são pessoas que ficam testando sua fé e colocando você em situação desconfortável. Enfim, apenas mantenha-se firme na rocha que é Cristo.
  4. Tenha foco – vs. 4 – Nossa missão aqui na terra exige que não percamos tempo demais com coisas terrenas. Uma das dicas de emergência nos vôos de avião é que esqueça a bagagem e saia imediatamente do avião. Mt 6:20: Tesouros somente nos céus. Parece falta de educação o que Jesus pediu, mas se percebermos que uma conversa não tem nenhuma relevância e ainda assim continuamos, perdemos tempo precioso. Se a pessoa não quer não adianta insistir.
  5. A mensagem da Paz. Vs 5,6 – Quem não gosta de receber alguém que traz notícias boas. Somente pessoas que estão cheias de si e vazias de Deus se esconde diante dos reais emissários de Deus. Temos que nos comportar de forma que sempre sejamos bem vindos. Nossos ouvidos têm de está atento a real necessidade das pessoas, que muitas vezes não é só de comida e bebida, mas de uma esperança, que só quem tem Jesus pode trazer.
  6. Seja um bom hóspede. Vs. 7,8 – Mais uma vez temos que entender que nossa casa eterna não é aqui e portanto durante nossa missão iremos receber coisas que no momento não gostamos pela aparência ou por ter algo melhor em casa. Aqui aprendemos sobre gratidão, pois quando não temos nada, valorizamos tudo que recebemos. Quando a fome bate comemos o que nos oferecerem. Quando não temos roupas qualquer uma serve. A obra clássica de John Bunnyan de 1778: O Peregrino, exemplifica de forma magnifica como estamos nessa terra apenas de passagem. Mesmo que tenhamos que trabalhar e obter bens eles não podem nos prender ao ponto de termos que parar a obra que Deus nos deu pra fazer. Quando nunca temos tempo pra Deus, estamos priorizando somente as riquezas da terra e isso é amar as coisas dessa terra conforme Tito. Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma1 Pedro 2:11 | Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente, Tito 2:12
  7. Faça a obra. Vs. 9Curar os doentes era uma missão literal para aqueles discípulos, mas quantos de nós podemos, também curar pessoas com palavras de esperança ao invés de somente falar de coisas que não trazem nenhum beneficio a não ser revolta. Anunciar o reino de Deus é a melhor forma de tirar o foco dos problemas que vivemos.
  8. Continue focado e não desanime. 10-15 – O evangelista começar a descrever vários locais onde o evangelho foi rejeitado e como a punição de Deus chegará a todos que tiveram a oportunidade de conhecer e não valorizaram. Assim será também para aqueles que conheceram o evangelho e abandonaram. A justiça de Deus será ainda mais severa e rigorosa quanto a estes. Betsaida: Jesus multiplicou os pães e peixes (Lc 9:10-17) Tiro e Sidom foram destruídas como Sodoma e Gomorra devido à maldade (Is 23:1-18)
  9. Não tenha medo de ser rejeitado vs. 16 – A rejeição não é com você, mas com aquele que nos deu a vida e chama a todos para uma reflexão.
  10. Celebre os milagres que Jesus fará em sua vida. Vs. 17-20 – As vitórias colhidas no meio da caminhada nos deixarão sempre motivados para continuar servindo nessa obra que nos presenteia hoje e no futuro, quando estivermos na glória.
  11. Sentiremos a presença de Cristo intercedendo por nós em cada momento da caminhada. Vs. 21-24 – Trabalhar sabendo que o Mestre está próximo de nós para validar a missão que participamos traz uma tranquilidade de que nós não seremos enganados por nenhum falso profeta.

Eis as dicas de Jesus para continuarmos a missão de pregar o evangelho a toda criatura até que ele volte.

Pr. Marcelo Ribeiro

ESBOÇO da Mensagem – Ministrada em 23.09 na PIB Tabapuá – TB  Lc 10:1-24 NVI