SERVINDO A DEUS NA DIFICULDADE

O que nos impede de servir a Deus e revelar sua obra? Será nossa rotina diária um empecilho para testemunharmos de nossa fé. Para uma menina israelita, seu estado de escravidão, não a impediu de falar do único Deus que poderia salvar a saúde física e emocional de seu senhor. Aprendamos com ela como realizar a obra missionária em nosso cotidiano.

Vs. 3 – Não hesite em falar da esperança – Quem era essa menina que a bíblia fez questão de citar por sua coragem? Ela não pensou no que iriam falar dela se não desse certo. Ela não teve dúvidas de que Deus poderia curar a lepra. A lepra na época era uma doença terrível, onde o doente teria que sair do meio da sociedade e morrer sozinho, voltando somente se houvesse melhora. Era quase uma sentença de morte.

Vs. 5 – Seja agente da revolução – Imagine como ficou essa menina quando viu seu senhor sair em caravana carregada de bens e muitos homens com somente um objetivo, conseguir a cura da enfermidade de um homem altamente orgulhoso. A palavra de Deus quando chega na vida das pessoas causa uma revolução que começa em nossa família e geração. Lc 19:8-10 (A revolução na casa de Zaqueu |e na casa do Carcereiro At 16:27-34)

Vs. 6,7,8,A fé não é de todos – Aquela menina tinha mais fé que o Rei de Israel que ao invés de ver a oportunidade da testemunhar do amor de Deus ficou com medo de ser totalmente destruído pelos Sírios. O desespero foi tão grande que chegou aos ouvidos de Eliseu. Eliseu responde com a fé que faltou pra ele. Mande-o até mim, pois ele verá que há profeta em Israel. Mesmo no meio do povo de Deus você encontrará pessoas que estão fracas na fé e que em tudo irão por dificuldade de servir a Deus, olhando somente para as circunstâncias da vida.

Vs. 9 – A revolução continua – Olha onde a história de uma simples menina foi parar? E segue a comitiva até à porta da casa do profeta Eliseu.

Vs. 10-12 – A falta de fé de Naamã – O olhar de um religioso sempre espera que coisas sobrenaturais aconteçam para que o mover de Deus aconteça. Entenda: Deus não precisa de liturgias ou palavras mágicas para agir em nossa vida. Tem gente que diz assim: Ah, eu ainda não sentir de Deus que tenho que ser crente, que tenho que me reconciliar. Tenho vergonha. Lc 9:26 (Não há porque se envergonhar diante de um Deus que sofreu e passou a maior vergonha da humanidade sendo crucificado diante de uma população que observava com desprezo de quem não sairia dali e que morreu tentando salvar o mundo. Ele ressuscitou para que você pudesse também ressuscitar dessa vida sem esperança.

Vs. 13 – A sensatez dos simples – Mais uma vez uma figura sem nome aparece para que o milagre de Deus se concretize na vida de uma pessoa. 1Co 1:27 (Ele escolheu as coisas loucas…) Por acaso ele pediu algo difícil?

Vs. 14 – O milagre só acontece quando obedecemos – A menina obedeceu a Deus, o profeta foi usado por Deus e agora Naamã obedece o conselho do homem de Deus. Quantas vezes nós pastores aconselhamos pessoas sobre o que fazer e elas simplesmente virão as costas e fazem do seu jeito. Ainda sai reclamando: pensei que esse pastor fosse lá comigo pra restaurar meu casamento. Pensei que ele fosse comigo pedir pra meu pai me pedir perdão.

Vs. 15-20 – O milagre de Deus é gratuito – Diferente do que muitos “representantes de Deus” receber por um milagre é motivo de vergonha e não de honra. Geazi, servo de Eliseu pagou com sua saúde o preço de cobrar a Naamã por um milagre. Mesmo diante da dificuldade Eliseu não aceitou o pagamento porque sabia que pela importância daquele homem, o local poderia se tornar um centro de peregrinação de milagres e desconstruir tudo aquilo que o profeta ensinara sobre um Deus. Bem diferente dos atuais pseudo apóstolos.

Vs. 17, 18,19 – Conversão de Naamã – Naamã reconhecia sua nova fé e já se preocupava nos empecilhos de servir a Deus tendo de servir ao seu servo que cria diferente.

O que te impede de falar e viver aquilo que Deus de forma tão amorosa preparou para você? Que Cristo nos dê a fé dessa menina para que mesmo diante de todos os empecilhos, encontremos tempo no meio de nosso dia-a-dia para ser agente da revolução de Deus. Não sabemos o que o ocorreu com esse menina, mas sabemos que tanto ela como o servo de Naamã foram agentes de Deus na revolução de várias pessoas que foram testemunhas do milagre. Pelo menos trezentas pessoas virão o milagre de Naamã. Quantos naquele dia procuraram conhecer mais sobre esse tão poderoso Deus. Quantos poderão através de sua vida ter a oportunidade de conhecer o Deus homem que morreu pela humanidade.

Pr. Marcelo Ribeiro

ESBOÇO da Mensagem – Ministrada em 30.09 na PIB Tabapuá – TB 2Rs 5:1-27 NVI