Movidos pela Graça

Pelo que somos movidos: o que nos motiva? Qual o propósito do que fazemos.

Trabalhamos para compra da casa própria, do carro, para viajar ou simplesmente sustentar a casa; Estudamos para ter um emprego melhor, realizar o sonho de uma profissão ou estabilidade; Praticamos por prazer, saúde ou competição; Vivemos para ser feliz, curtir a vida ou cumprir um propósito maior; Nos politizamos para ter nossos direitos respeitados, para organização da sociedade ou participamos ativamente; Vamos à igreja para ser ouvinte, simpatizante ou praticante). Em todas as áreas de nossa vida precisamos de motivação. Dessa forma somos movidos por um benefício terreno que nos trará uma vida mais tranquila. Na mensagem de hoje o apóstolo pede para que valorizemos aquilo que é eterno, ou seja, não pode ser visto. Para isso precisamos seguir alguns princípios. Um deles está descrito no texto de Tiago 1:22. Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos.

Todos nós somos movidos por sentimentos que nos dão prazer ou que acreditamos ser politicamente corretos. Mas até que ponto continuamos motivados? Pelo que então o cristão deve ser movido?

2 Coríntios 4:15. Tudo isso é para o bem de vocês, para que a graça, que está alcançando um número cada vez maior de pessoas, faça que transbordem as ações de graças para a glória de Deus.16. Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia,17. pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.18. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.

Três motivos que a graça nos move:

  1. Gratidão extrema – o transbordar da graça deve alcançar uma proporção sem medida. Quando a graça nos alcança gera uma corrente do bem que atinge até quem não conhecemos. Paramos de reclamar do que não temos e passamos a agradecer o que já conquistamos. Paramos de exigir por não nos acharmos mais merecedores. vs. 15
  2. Não desanimamos facilmente. Deixamos de ser pessimistas e passamos a olhar para as dificuldades e transformamos em oportunidades. Por mais que nossa aparência esteja cansada, somos renovados a cada dia de glória em glória. vs. 16
  3. Uma produção de glória eterna. Você já se sentiu realizado fazendo algo por alguém sem receber nada em troca? Isso é glória eterna. Atos de amor e compaixão que nenhum dinheiro no mundo pode trazer tanto prazer e satisfação. Tudo isso pesa mais que as lutas que passamos e tira nosso foco e os torna mais leves de carregar. Aquilo que se vê é notório mas não traz nenhum benefício eterno. O carro, a casa, a comida, tudo com o tempo enjoamos e queremos sempre mais achando que seremos completos. Mas nada completa o homem senão os valores eternos. Dar esperança as pessoas, se importar com elas, orar por elas, alimentar quem tem fome, consolar quem chora, ajudar quem não pediu, brincar com seu filho, fazer uma surpresa pra quem amamos e tantas coisas não caberia aqui. vs. 17

Que possamos ser movidos pela graça que nos alcançou e chegou até nós, mesmo sem merecermos.

Pr. Marcelo Ribeiro

ESBOÇO da Mensagem – Ministrada em 16.09 na PIB Tabapuá – TB  2Co 4:15-18 NVI