COMO MANTER-SE NA FÉ BÍBLICA II

Continuando nossa série sobre a fé bíblica. Veremos o livro de Judas agora nos alertando para duas coisas importantes.

Deus é justiça vs 5-7

Vs. 5,7 – A Lembrança da justiça divina sempre é bem-vinda. Assim como no Egito muitos foram salvos, também muitos foram condenados. Judas relata ainda que nem os anjos escaparam da condenação e aguardam o julgamento. Que dirá nós se duvidarmos da perfeita justiça. Ele afirma ainda que estes anjos aguardam o julgamento presos. Informa ainda que o pecado de Sodoma e Gomorra serve de exemplo para quem acha que satisfazer os prazeres da carne de forma antinatural e conforme ensinado por Deus haverá alguma nova avaliação de Deus. Suas chamas nos alertam sobre viver escravo do sexo. Não fala somente de homossexualismo, mas de tudo que torna o sexo algo sujo e abominável como: pornografia, fornicação, masturbação, incesto. Destruindo esse presente de Deus dado aos homens.

Cuidado com as armadilhas dos falsos profetas Vs. 8-13

Vs. 8 – Três características dessas armadilhas: contaminam o próprio corpo – participam dos atos pecaminosos e denigrem a imagem de Deus em práticas vergonhosas e incentivando como se fossem irrelevantes para alma;

Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? 1 Coríntios 6:19

Rejeitam as autoridades – Começando pela desobediência aos pais, os homens seguem uma tendência de desrespeito a tudo e a todos líderes em todas as áreas. Daí o motivo da crise moral nas instituições: legislativo, executivo e judiciário. A Falta de honestidade desses órgãos influenciam ainda mais a rejeição tornando a sociedade um caos.

Difamam seres celestiais  – O desrespeito chega a menosprezarem tudo que se levanta como Deus, bem como poder do Diabo e seus anjos.

Vs. 9 – O Apócrifo: Assunção de Moisés, fala sobre o Diabo alegando direito sobre o corpo de Moisés por ter matado egípcio. O exemplo aqui é não termos poder para enfrentá-lo a não ser clamando ao Senhor que o repreenda.

Vs. 12 –  A comparação com coisas simples demonstram onde eles podem está escondidos. Judas informa tudo que realmente eles são: Rochas submersas, pastores que cuidam somente de si, nuvens sem água, árvores sem frutos, ondas que trazem sujeira, estrelas errantes que logo se pagam.

A justiça divina é perfeita e as armadilhas dos falsos profetas são conhecidas. Só nos resta tomar os cuidados para sermos enganados como muitos são.

Pr. Marcelo Ribeiro

ESBOÇO da Mensagem – Ministrada em 15.07.18 – PIB Tabapuá – TB Jd 1:5-13 NVI