COMO MANTER-SE NA FÉ BÍBLICA III

Ainda tratando sobre o tema falsos profetas. Veremos Judas mostrando algumas características dos falsos profetas e nos alertando para não seguirmos seus maus exemplos e tomando as precauções para aguardarmos a volta do Senhor.

Cuidado para não fazer o que eles fazem vs. 14-19

Vs. 15Convencer os ímpios – Esse convencimento revela a justiça de Deus onde nenhum pecado cometido pelos ímpios ficará impune, nem sequer suas palavras que blasfemaram durante toda uma vida sobre a existência de Deus e seu plano perfeito.

Vs. 16Pessoas que não conseguem lidar com as dificuldades da vida comparando com a sorte de outros e esquecendo-se da sua própria vida. Seguem seus próprios desejos impuros – hedonismo: desejo pelo desejo sem importar com as consequências. Cheias de si – inflam suas próprias conquistas como se Deus não tivesse nenhuma participação. Adulam os outros por interesse – ter amizade somente pelo que o outro pode dar e não pelo que eu posso dar.

Vs. 17,18 – Zombadores – Não abrem mão da fazer piada com tudo inclusive com coisas sérias dignas de honra. Claro que que devemos nos divertir na vida, mas existem momentos de falar sério, correndo o risco de perdermos coisas importantes como amizades e até negócios. Afinal, quem quer fazer negócio com quem nunca fala nada sério?

Vs. 19As divisões causadas por esse tipo de zombaria que criam contendas entre irmãos e atrapalhando os relacionamentos. 

Não confie em si mesmo vs. 20-25

Vs. 20– Edificação na fé – não pare de buscar o conhecimento bíblico e não parem de orar; vs. 21 – Mantenham-se no amor ágape conforme verso um. Vs. 22 – Tenham compaixão dos outros e não menosprezem aqueles que estão cegos. Vs. 23. Para “salvar” os que estão perdidos precisamos ter compaixão deles, e mostrar que também estávamos perdidos e fomos resgatados. Se você lembra de quem falou de Cristo pra você lembre de mandar uma mensagem pra ele essa semana agradecendo por sua vida. Vs. 24 Sabemos que abandonar o pecado não depende somente deles, bem como que possamos nos manter firmes dependemos da mão de Deus para firmar nossos pés. Vs. 25 Enfim, glorificar a Deus nos mantem firme nele que é a nossa rocha e fortaleza. Sem Ele somos como uma casa sem alicerce, prestes a ruir. Sem seu poder somos apenas mais pecador caído. Sem sua autoridade somos como uma folha levados por qualquer vento. Sem sua majestade somos plebeus em um reino sem dono. Sem sua glória somos miseráveis buscando sucesso passageiro.

Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. 2 Coríntios 4:4

Pr. Marcelo Ribeiro

ESBOÇO da Mensagem – Ministrada em 22.07.18 – PIB Tabapuá – TB Jd 1:14-25 NVI