Quando Orar Faz Bem? Lc 18:1-7

vigiar-e-orar1A oração é uma das maiores virtudes do Cristão que ele pouco se utiliza.

Se entendêssemos mais o valor da oração, não gastaríamos tanto tempo tentando resolver coisas que só Deus pode resolver. Para entendermos quando devemos orar precisamos compreender a decisão que tomamos para andar ao lado de Jesus. Precisamos ter um relacionamento com ele. E como se relacionar com alguém que não conversamos? Isso explica também o relacionamento dos casais que durante o namoro gastam horas no telefone e/ou conversando na porta de casa. É claro que existem conflitos no namoro, mas no namoro, principalmente os homens permanecem mais tempo conversando até chegarem a um acordo e por fim as pazes. Dentro do casamento os momentos de diálogos entre os casais diminuem à medida que se liga a TV. Por isso é importante conversarmos com Deus quanto tempo for preciso, assim conseguiremos entender a vontade de Deus para nossa vida.

Não é a toa que muitos Cristãos sempre me perguntam: Como eu sei a vontade de Deus pra minha vida? Essa é uma pergunta muito difícil de responder para quem não ora. Por isso a primeira coisa que faço antes de responder a pergunta é fazendo outra: quanto tempo você conversa com Deus?

Parafraseando uma frase do meu amigo pastor Eduardo – Quem só ora a Deus em momentos de aflição não sabe o que é ter prazer na oração.

O texto abaixo de Rm 12:1, nos mostra que o culto racional começa com sacrifício de nossa vontade de dormir, de passear, de fazer qualquer outra coisa que criamos para não termos tempo para Deus.

Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. Rm 12:1

No texto base de Lucas 18:1-7, podemos ver o próprio Jesus nos incentivando a orar, orar e orar até o pai nos olhar como um pai observa seu filho pedindo um presente e que faz todo o esforço do mundo para adquiri-lo e entregá-lo a seu filho só pra ver seu rosto de alegria.

Existem diversos versículos na bíblia nos falando sobre a oração, mas nenhum deles poderá ser tão relevante quanto ver sua oração sendo respondida. Tente lembrar uma oração que você fez em que sabe que Deus lhe respondeu? Essa experiência nos dar uma sensação de importância e ao mesmo tempo de constrangimento, por saber que Deus nos ouviu, no meio de uma multidão de pessoas que talvez tenha pedido coisas mais importantes se comparadas à sua. Muitas vezes queremos fazer papel de bonzinhos com Deus, dizendo que não ora pra não incomodá-lo. Isso é mais uma desculpa que racionalizamos para não passarmos tempo em oração. Não é esse o interesse de Deus, se ele pede pra pedir, peça e não nos esqueçamos de agradecer sempre. Por isso o versículo 8 nos dá uma visão desapontamento de Jesus em relação humanidade que não acredita mas naquele que criou tudo.

Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra? Lc 18:8

Por isso não vamos desapontar Deus, se quiser pode começar agora… oremos…