Prepare-se para governar

Voltando um pouco no tempo, Daniel agora passa a descrever os sonhos e visões que teve antes da queda da babilônia. Agora as representações são de animais que representam os reinos assim como a estátua que vimos no capítulo dois. Veremos porque os servos de Deus têm de se prepara para governar junto com Cristo na glória celestial. Veja também em apocalipse 13:1,2 uma passagem similar a ao sonho de Daniel.

Vs. 1 – Daniel teve o sonho – dessa vez não foi o rei mas o próprio Daniel no primeiro ano de Belsazar. A história secular não reconhece esse rei como sucessor, pois deve ter reinado junto com seu pai, principalmente quando ele saia em batalhas.

Vs. 2,3 – Quatros ventos vindos do céu – a manifestação de Deus no grande mar que são as nações. Quatro animais representam a estátua do capítulo 2 – agora na visão de Deus

Vs. 4o leão representa a cabeça de ouro – império babilônico: leão o rei da terra e asas de águia, rei dos ares. Essas asas foram arrancadas quando ele foi punido por Deus e depois recebe mente de homem quando se converte.

Vs. 5o urso representa o peitoral de prata – império medo persa três costelas são três reinos que ele conquistou Lídia, Egito e a própria Babilônia.

Vs. 6o leopardo representa o quadril de bronze – 4 asas representa velocidade e agilidade de Alexandre (que foi educado por Aristótelis) em 13 anos conquistou o mundo 334 (império grego), construiu a biblioteca de Alexandria e influenciou a tradução do novo testamento na língua grega. Quatro cabeças são 4 generais que assumiram o governo: Grécia e Macedônia a Cassandro,  Egito e Palestina a Ptolomeu, Tracia  e Ásia menor a Lisimaco e Síria e médio oriente a Selêuco. Nos 400 anos do AT ao NT (período interbiblico) houveram guerras entre Ptolomeus e Selêucos.

Vs. 7,8o quarto animal terrível – império romano forte conquistador e sanguinário no verso 23 diz que ele é um reino diferente dos outros pois ele é substituído pelo reino eterno. As principais conquistas foram nos anos a.c. 241 em Cartago, 218 Espanha, 146 corinto e 63 Palestina até 5 séculos depois de Cristo ele ainda existia e caiu em 476 pelos bárbaros no lado ocidental e os turcos na parte oriental. Dez chifres são dez Reis que representam um conjunto de Reis. Dos dez reais nasce um chifre no meio que representa o anticristo.

A partir daqui podemos ver a distinção do reino eterno de Deus e o reino do anticristo que cairá assim como os outros.

Vs. 9,10,26  – O grande trono branco – aqui podemos ver uma visão do apocalipse. Ap. 20:11

Vs. 11,12 – Palavras arrogantes que o chifre falava – A tentativa de desqualificar Deus logo é banida com a destruição dele.

Vs. 13,14 – alguém semelhante ao filho do homem – a volta de Cristo é o início do seu reino eterno.

Vs. 15, 16 – fiquei agitado e procurei a interpretação – Daniel parece procurar dentro do sonho entender. Quase como quando a gente tem um sonho que é acordado e quer voltar à dormir para ver como termina.

Vs. 17,18 – um mensageiro fala dos reinos terrenos e do reino eterno – resumo do sonho.

Vs. 19,21,23-25 – então Daniel quis saber mais sobre o quarto animal e porque era tão diferente – perceba como a curiosidade de Daniel parece com a nossa hoje. Todo estudioso da Bíblia tenta decifrar quem é esse chifre menor.

Vs. 22 – a sentença a favor dos Santos – o ancião (Deus) advoga a favor dos Santos e luta por eles. Uma demonstração maior de que nossa salvação só foi capaz por causa dele, pois assim como os demais povos nunca conseguiremos vencer a fúria desse chifre sozinhos. Lc 12:8-9

Vs. 27 – soberania, poder e reino serão dados aos santos – Deus contará coma ajuda dos Santos para governar seu reino e todos o adorarão e obedecerão. Essa obediência não será forçada por que não existirá mais domínio de pecado sobre nós. Isso é o que nos impede de adorarmos completamente sem dúvida. O pecado que ainda habita em nós.

Vs. 28 – guardei essas coisas comigo – somente depois do fim do reino de Belsazar Daniel passou escrever seu sonho, talvez pela aparente tranquilidade nos primeiros anos de governo Persa, provavelmente quando ele escreveu essa profecia.

Algumas aplicações para nossos dias:

  1. Se Deus escolheu você para fazer parte dessa história não perca tempo querendo escrever a sua sozinho;
  2. Independente de quem seja o Anticristo já sabemos como será seu fim;
  3. A vitória para o Cristão só é garantida se Deus estiver na sua frente.
  4. O reino de Deus já chegou e está em você até que se complete a plenitude na glorificação. Lc 11:17-20

Marcelo Ribeiro

ESBOÇO da Mensagem – Ministrada em 04.08.19 | PIB Tabapuá – TB Dn 7:1-28 NVI