Pés no chão e cabeça nos céus

Daniel agora descreve uma visão que teve no terceiro ano de Belsazar, ainda antes da queda. Ele participa ativamente da visão acompanhado pelo anjo Gabriel que vai descrevendo os fatos. Assim como João no apocalipse, o corpo de Daniel fica enfraquecido diante de fatos aterradores anunciados pelo anjo.

Vs. 1,2Na cidadela de Susã – Outra grande cidade babilônica que ele é levado a beira do Rio onde se passa as visões.

Vs. 3,4,20 – o bode com dois chifres – império Medo Persa

Vs. 5-7, 21- Bode com chifre enorme entre os olhos – Alexandre sobrepõem os dois chifres crescendo de forma rápida e avassaladora.

Vs. 8, 22 – Os quatros nasceram do grande que se quebrou – Depois da morte prematura de Alexandre quatro generais gregos que assumiram suas conquistas. Um deles se destacou tendo se tornado aqui o protótipo do anti-Cristo.

Vs. 9-14 | 23 – 26- o anti-Cristo protótipo advindo de um dos quatro chifres – O general Selêucida passa a perseguir os cristãos e seus costumes através da força e se autodenominando deus.

Aqui podemos fazer a diferença do chifre que saiu dos dez no Capitulo 7:7-8 – Esse Anticristo é escatológico e o do capítulo 8 existiu no período dos Macabeus.

Vs. 10-12  – Linguagem figurada – Antioquo Epifanio foi esse protótipo líder Selêucida que matou por volta de 100 mil hebreus. Criou uma moeda se denominando deus. Proibiu o culto a Deus. Sacrificou um porco no altar da adoração, aspergindo o sangue e obrigando os cristãos a comer a carne. Dedicou o templo a Júpiter um Deus grego. Reinou de 175-163 a.c

A visão do capítulo 8 é auto explicativa, do 1-14 a visão e do 15-26 a sua interpretação, portanto temos que levar em conta que mesmo esses fatos ainda não tinha ocorrido quando Daniel escreveu. Isso nos deixa o exemplo de que nós também temos que observar as profecias para o nosso futuro que são reais e estão se cumprindo todos os dias.

Vs. 27 – voltei a cuidar dos negócios do rei – Daniel, mesmo sabendo dos tempos tenebrosos que viriam, continuou seu trabalho, sabedor de que seu reino quando chegasse nunca teria fim. Aprendamos com ele.

Algumas aplicações:

  1. Conhecer o passado nos torna indesculpáveis sobre os planos de Deus para o futuro;
  2. Nada e nem ninguém resistirá a justiça divina;
  3. Só existe uma forma de vencer o anti Cristo, se escondendo atrás da Cruz de Cristo;
  4. Manter a cabeça nos céus nos fortalece os pés para cumprir nossos compromissos na terra até à volta do nosso salvador.

Marcelo Ribeiro

ESBOÇO da Mensagem – Ministrada em 18.08.19 | PIB Tabapuá – TB Dn 8:1-27 NVI