Para Andar com Ele andou

João continua nos ensinando o amor e o perdão de Deus e a importância de evitarmos costumes que tínhamos antes de conhecer a Deus para que isso não atrapalhe nossa visão do reino. Observar os passos do mestre aqui na terra e procurar segui-lo é uma das formas de termos comunhão com nossos irmãos.

1 Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.

2 Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo. 3 Sabemos que o conhecemos, se obedecemos aos seus mandamentos. 4 Aquele que diz: “Eu o conheço”, mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. 5 Mas, se alguém obedece à sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado. Desta forma sabemos que estamos nele:

6 aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou. 7 Amados, não lhes escrevo um mandamento novo, mas um mandamento antigo, que vocês têm desde o princípio: a mensagem que ouviram.

No entanto, eu lhes escrevo um mandamento novo, o qual é verdadeiro nele e em vocês, pois as trevas estão se dissipando e já brilha a verdadeira luz. 9 Quem afirma estar na luz mas odeia seu irmão, continua nas trevas. 10 Quem ama seu irmão permanece na luz, e nele não há causa de tropeço. 11 Mas quem odeia seu irmão está nas trevas e anda nas trevas; não sabe para onde vai, porque as trevas o cegaram.

Vs. 1Para que não pequem – Não devemos aceitar o pecado com tanta normalidade. Tem gente que peca e ainda diz: sou pecador mesmo, a carne é fraca. Sobre o julgamento das pessoas, não precisamos provar nada pra ninguém afinal só existe um que pode nos justificar. Jesus Cristo, o justo. O Deus presente atua também como nosso advogado diante dos julgamentos das pessoas. Continuar pecando é uma questão de escolha.

Vs. 2-5Só conhece a Deus quem o obedece – O Conhecimento de Deus é comprovado pela obediência. Conhecer a Deus não nos permite viver uma mentira. Está em Deus exige de nós um conhecimento adquirido somente através de uma busca diária do sepultamento do EU. Só existem três formas de nos relacionarmos com Deus: oração, leitura da sua palavra e jejum de tudo daquilo que tem tomado a primazia de nossa vida. O que você faz hoje que atrapalha e o impede de dedicar mais tempo a Deus? Aceite o desafio de jejuar sobre isso. Acredito na atualidade as redes sociais têm sido o grande empecilho de buscarmos mais a Deus e desperdiçamos um tempo precioso que poderia ser usado para conhecer mais a Deus e assim obedecê-lo.

Vs. 6,7Permanecer em Deus é andar com ele andou – Será impossível permanecer em Deus se não procurar andar como ele andou. Isso para o apóstolo não é algo novo, talvez lembrando aos destinatários da carta que sempre foi assim. O modelo do exemplo sempre foi ensinado por Deus porque é mais profundo evitando os discursos vazios de grandes oradores e levando em conta os atos que foram observados por seus discípulos e copiados até hoje por aqueles mais fiéis.

Vs. 8-11Mandamento novo – Para andar na luz é preciso amar seu irmão. Podemos notar algumas pessoas até conhecem a luz, mas ainda andam nas trevas quando insistem em manter rixas com seu semelhante. Como João afirma no capitulo um, para ter comunhão com o irmão é necessário antes de tudo ter comunhão com Deus. Se nossa comunhão com Deus não está boa não esperemos ter comunhão com nossos irmãos. E ainda mais, a intriga entre irmãos é algo tão grave que causa até cegueira diante das coisas espirituais conforme o verso 11.

Podemos tirar então desse trecho das escrituras as seguintes aplicações:

1 – Quando temos Cristo pecar é uma questão de escolha, se pecarmos sem intenção temos um advogado;

2 – Obedecer a Deus é um sacrifício diário;

3 – Seguir o exemplo de Cristo nos fortalece em nosso andar diário;

4 – No novo mandamento, amar o seu irmão é pré-requisito para andar na luz.

Pr. Marcelo Ribeiro

ESBOÇO da Mensagem – Ministrada em 03.02.19 | PIB Tabapuá – TB 1Jo 2:1-11 NVI