Por uma alegria completa

Começamos mais uma série, agora na 1ª epístola de João, de onde tiraremos lições importantes para termos uma vida cristã focada no amor e comunhão dos salvos. O apóstolo foi quem mais falou sobre a importância da comunhão dos crentes no seio da igreja.

1 O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparamisto proclamamos a respeito da Palavra da vida. 2 A vida se manifestou; nós a vimos e dela testemunhamos, e proclamamos a vocês a vida eterna, que estava com o Pai e nos foi manifestada. 3 Nós lhes proclamamos o que vimos e ouvimos para que vocês também tenham comunhão conosco. Nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo. 4 Escrevemos estas coisas para que a nossa alegria seja completa. 5 Esta é a mensagem que dele ouvimos e transmitimos a vocês: Deus é luz; nele não há treva alguma.6 Se afirmarmos que temos comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. 7 Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.8 Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. 10 Se afirmarmos que não temos cometido pecado, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua palavra não está em nós. 1Jo 1:1-10

Vs. 1 – era desde o principio – Jesus Cristo já existia antes da fundação do mundo. Imagine agora poder afirmar que: ouviu, viu, contemplou, as mãos tocaram, – é sobre esse Deus que João proclamava. A palavra que se tornou carne. Jo 1:1-2

Vs. 2 – Proclamamos a vida eterna  Diante de um debate político atual que parece não ter fim. Temos que entender que nossa missão é outra. Enquanto perde-se tempo com questões agora fora de nossa força a proclamação da vida eterna segue parada por muitos que deveriam está anunciando essa esperança. Cristo Jesus nos confirma a eternidade chegada a nós através de sua palavra e ministério.

Vs. 3Para que tenham comunhão – A unidade da igreja se consolida quanto entendemos que em Cristo, fazemos parte de um povo único que deveria se unir nas questões espirituais mais do quem em qualquer outra questão menos importante.

Vs. 4o motivo da nossa alegria não se limita ao que a vida nos presenteou, mas em saber que temos um Deus que conhecemos tão de perto que nossa comunhão com ele é incompreendida pela maioria das pessoas. Quando dedicamos tempo à igreja e a obra de Deus muitos de nossos familiares não irão entender. Excluindo o ativismo de algumas pessoas, nosso compromisso com Deus começa em casa incentivando a comunhão familiar.

Vs. 5Deus é luz. A mensagem de Cristo é para quem almeja andar na luz. Ninguém que deseja andar com Deus poderá conciliar sua vida com aquilo que não condiz com a pureza de Deus e transparência de uma vida pautada pela luz do salvador.

Vs.6-7 – Afirmar que anda na luz e ser pego na escuridão não nos torna filhos da luz. Andar na luz significa muito mais que palavras, mas em atos de misericórdia e amor.

Vs. 8-10 – Só existe uma forma de está temporariamente sem pecado é confessando ao único que pode perdoá-los. Jesus Cristo. A “justiça” humana tenta colocar todos como inocentes, ignorando o principio bíblico de que não há nenhum justo. Reconhecer isso é um grande passo para uma libertação total das amarras do pecado.

Vejamos então três aplicações das diversas que retiramos desse texto:

  1. Entender que Cristo é eterno confirma a salvação dos eleitos por ele;
  2. A comunhão com Cristo torna nossa vida e alegria completa;
  3. Reconhecer erros e pecados é a melhor de forma de vencê-los.

Pr. Marcelo Ribeiro

ESBOÇO da Mensagem – Ministrada em 20.01.19 | PIB Tabapuá – TB 1Jo 1:1-10 NVI