Homem de convicção

Seguindo nossa trajetória sobre os fatos que antecederam o nascimento do Rei Jesus, vemos como a convicção de um homem de Deus influencia aqueles que estão à sua volta. O Nascimento de João Batista foi um evento que promoveu o anúncio da nova aliança.

Vs. 57,58 A importância do testemunho – Como seus vizinhos lhe vêem? Temos sido exemplos de cristãos que estão prontos a servir quando tivermos a oportunidade? Em outro trecho da bíblia a viúva precisou dos vizinhos quando faltou vasilhas para o milagre que Deus iria fazer. 2Rs 4:3-5. Imagine se ela não tivesse um bom relacionamento com essas pessoas. Às vezes achamos ruim porque nos incomodam, mas nunca fizemos nada para que não nos incomodassem. A atitude de muitos cristãos é bater de frente quando deveriam com muito tato evitar uma briga que pode durar muitos anos.

Vs. 59-62 – Escute opiniões, mas seja firme em fazer a vontade de Deus e não das pessoas a sua volta. Perceba que esse casal eram pessoas que tinham muitos amigos, mesmo assim tinha seus princípios bem fundamentados. Em Tg 1:5-8 Fala da falta de sabedoria de muitos cristãos que preferem ouvir pessoas do que a Deus.

Vs. 63-64 – A obediência nos faz compreender que mesmo diante de uma correção temos a certeza que de aquilo é para nosso bem. Perceba que a primeira palavra de Zacarias foi de adoração a Deus que ficou entalada durante aproximadamente nove meses.

Vs. 65-66 – A notícia do nascimento de João Batista tornou-se tão notória que em toda a região falava-se do acontecimento que fez com que a obra dele começasse antes mesmo dele começar a falar. Assim deveria ser nossa pregação. Antes mesmo de falar nossa vida deveria preceder nossa fé. Não pela perfeição, mas pela forma como levamos a sério nossa fé.

Vs. 67-75 – A pregação de Zacarias após sua volta a falar foi esclarecedora para seus vizinhos. Deus novamente visita e redime seu povo. Promovendo salvação e uma nova forma de servir a Ele em santidade e justiça todos os dias.

Vs. 76-80 – Antes de apresentar o menino, Zacarias fez questão de falar dos planos de Deus que estão se cumprindo e agora repete o que ouviu do anjo nos versos 13-17. Ele será profeta, irá explanar a nova aliança que trará a todos e não somente aos judeus salvação. Ele primeiro fala do plano com os Judeus e agora fala que seu filho irá explicar a nova aliança.

Aplicações:

  1. Temos que ter firmeza naquilo que cremos. 1Pe 3:15 (Antes, santifiquem Cristo como Senhor no coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês.)
  2. Aproveite cada oportunidade para falar do grande amor de Deus; 67-75
  3. Se desenvolva espiritualmente no relacionamento com Deus que ele mostrará sua missão. 80

Pr. Marcelo Ribeiro

ESBOÇO da Mensagem – Ministrada em 16.12.18 |PIB Tabapuá – TB Lc 1:57-80 NVI