Conselhos para diversas situações da vida

Após termos visto como lidar com as frustrações da vida, agora veremos com lidar com as situações. Qual a atitude deveríamos tomar como cidadãos dos céus sendo peregrino na terra.

Vs. 13-15Sofrendo, doente ou Feliz o que fazer? Ore e Cante. Orar: Existem várias receitas médicas que recebemos e assim que sentimos uma leve melhora abandonamos o remédio. Assim tem acontecido com a oração no meio dos crentes. A oração serve a apenas como remédio passageiro que quando a dor passa logo abandonamos. Assim como na vida física só tomamos providencias com nossa saúde quando estamos muito doentes. Na vida espiritual, mesmo sabendo da opção da oração. Só usamos quando estamos realmente muito mal. Antes de sair para o médico ou se automedicar, a oração deveria ser a primeira opção. Orar deixou de ser uma prevenção e passou a ser remédio. Quando a oração se torna remédio é porque já estamos doente há muito tempo. Sabendo de nossa condição pecaminosa, a oração deveria ser para o cristão como o remédio é para o hipocondríaco. Nosso estado comum é doente, portanto não podemos viver sem esse comprimido diário. Cantar: O que você faz quando está feliz? Gasta dinheiro, vai pra festa? Passear na praia? Segundo Tiago o melhor a fazer louvar a Deus. Louvar a Deus nos momentos de felicidade demonstra que ele não está sendo lembrado somente nos momentos de dor e sofrimento. A gratidão que depositamos no louvor traz benefícios para alma que em alguns casos nem as lágrimas conseguimos segurar. Um choro de alegria no louvor funciona como uma lavagem interna que nos deixa mais leves. Esse sentimento nenhum dinheiro ou benefício terreno pode comprar. Vale a pena experimentar. Davi experimentou não só os cânticos, mas dançou a ponto da filha de Saul (Mical) condenar sua atitude. 1Cr 15:26-29

Vs. 16Em Pecado? Confesse: O Conselho de Tiago para quem está em pecado é confessá-lo. Confessar uns aos outros não significa ao sacerdote especificamente, mas alguém que pode caminhar com você. De preferência alguém que seja próximo para que suas batalhas e vitórias sejam sempre compartilhadas e não haja a sensação de abandono. Grande parte dos cristãos escondem seu pecado enquanto segue suas vidas como se aquilo em algum momento não fosse prejudicá-lo. Existem dois motivos do por que não podemos esconder nosso pecado? 1.Porque ele será descoberto Mt 10:26. e 2. Porque ele o destruirá. Sl 32:1-5. Se entendermos o texto de salmos veremos que o pecado traz consequências até para a saúde. O que confirma a informação de Tiago, que a cura não é só da alma, mas também do corpo.

Vs. 17-18Numa causa impossível. Olhe os exemplos de Oração. Assim como no primeiro trecho Tiago falou da importância da paciência e citou Jó. Agora ele cita Elias para uma causa impossível. Orar para que não chovesse. E assim ele fez. Durante três anos e meio não caiu uma gota d´água até ele voltar a orar pedindo que ela caísse sobre a terra e confirmada com apenas uma pequena nuvem. 1Rs 18:43-44.

Vs. 19 – 20 – Se eu me desviar? Receba os irmãos que lhe visitarão. Geralmente ocorre quando nos afastamos do Senhor que não queremos receber ninguém. O que dificulta ainda mais as chances de reconciliação com o Pai. Que tenhamos a humildade de receber aqueles que nos amam e que ainda acreditam em nós. Lembramos aqui o valor da humildade e do reconhecimento de que é impossível servir a Deus sozinho.

Pr. Marcelo Ribeiro

ESBOÇO da Mensagem – Ministrada em 01.07.18 – PIB Tabapuá – TB Tg 5:13-19 NVI