Uma boa vida é feita de provas

No mundo tereis aflições. Essa é uma boa afirmação para quem insisti em achar que teremos uma vida sempre feliz. Nessa nova série de mensagens no livro de Tiago veremos uma chamada do autor a uma fé prática que inclui passar por provações e manter a fé viva.

Vs 1-4 – Alegria por causa da esperança não por causa da dor. Deus pode sacrificar qualquer coisa nossa para que sejamos aperfeiçoados. Pode ser a conta bancária, a saúde, a segurança ou qualquer outra coisa que esteja nos atrapalhando de ver a majestade de Deus sobre nós. Para isso ele também colocou em nós a perseverança,  que é atitude do salvo, diante das provas que o faz procurar entender a vontade de Deus. Ao mesmo tempo ele descansa em Deus por que sabe que Ele está no controle de tudo.

Perfeito ou maduro – através da perseverança é que alcançamos a maturidade. Quem não teve momentos de dores na vida, quem já não se decepcionou com pessoas. Mesmo diante disso não abriram mão de andar com o Senhor.

Íntegro – aquele que nunca se envolveu em escândalos, que fez tudo para manter o bom nome de Deus através de sua vida.

Vs 5-8 – Sabedoria prática – Temor do Senhor para tomar decisões em tempos de crise. O olhar de Cristo. Diante de aconselhamentos posso ver a mão de Deus quando no meio da conversa alguém diz: Eu já sei o que fazer, mas não consigo.  Daí lembro de Romanos: Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo. Rm 7:19

Como ter sabedoria? Diferente do conhecimento que é muito caro. A sabedoria é dada de graça por Deus. Mas só tem um jeito de obtê-la: Pedindo. Peça a Deus que lhe dará gratuitamente.

Peça com fé – o que significa isso? Ora se ele está falando de pessoas religiosas esse termo deixa claro que não é pedir uma vez e terá sabedoria pra sempre. Pois mesmo Salomão depois de muitos anos não foi sábio no fim de sua vida se entregando a luxúria. Ora tudo nessa vida podemos perder? Só não se perde a salvação. Lembre-se que no texto anterior ele falou de perseverança. Por isso o verso 8 afirma que o inconstante não receberá nada do Senhor.

Vs. 9-12 – O Fogo da provação nos faz subir mais um degrau da maturidade.

Primeiro o autor faz referencia a nossa vida como a de uma planta. Nem todas as plantas estão adaptadas a todos os ambientes. Feliz é a planta que suporta climas extremos. Assim deve ser o cristão pronto para situações extremas como sair de um luto de um membro para o nascimento de um neto, por exemplo. Vivemos vacas magras e vacas gordas financeiramente. Feliz é aquele que se adapta a qualquer situação, pois enfim receberá a coroa da vida, que podemos dizer que é uma vida plena.

  1. Não se adquire maturidade sem perseverança;
  2. Ser íntegro nos dará credibilidade ao testemunhar de nossa fé;
  3. Para ter sabedoria não se paga nada, mas é preciso não se acomodar pois ela pode ter prazo de validade;
  4. Não adianta querer vencer na vida se você não quiser passar pelas provas que ela te impõe.

Pr. Marcelo Ribeiro

ESBOÇO da Mensagem – Ministrada em 08.04.18 – PIB Tabapuá – TB Tg 1:-12 NVI