Feliz é quem pratica o evangelho

Seguindo a série: Uma chamada à fé prática. Vimos neste domingo a importância de vivermos o evangelho como praticante e não somente como ouvintes. O autor fala que ser religioso e apenas ouvinte não é suficiente para que sejamos felizes.

Vs. 13 – 15A tentação não vem de Deus, mas da mente contaminada pelo pecado. Dizer que foi o diabo depois de ter cometido a infração é a desculpa mais frequente entre os supostos religiosos, que não assumem seus erros, advindos de uma vida que não agrada a Deus. O texto é bem claro para aqueles que alimentam o vicio e mau hábito não abrindo mão, mesmo participando de uma reunião religiosa. O pecado pode ser vencido até evitarmos ele ser consumado. Para isso é necessário se revestir das armaduras espirituais, única capaz de resistir ao diabo. Tg 4:7|Ef 6:14-17 Armadura de Deus (Cinto, Couraça, Sandálias, Escudo, Espada)

Hipócritas! Bem profetizou Isaías acerca de vocês, dizendo: Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens“. Jesus chamou para junto de si a multidão e disse: “Ouçam e entendam. O que entra pela boca não torna o homem impuro; mas o que sai de sua boca, isto o torna impuro“. Mateus 15:7-11

Vs. 16-20 Advertência ao engano. O que vem de Deus permanece. Seus dons e sua salvação estarão sempre intactos conforme o verso 17. O verso 18 deixa claro de quem vem a salvação e tudo de bom que existe em nós. Verso 19 há uma advertência a ouvir mais e falar menos e evitar aborrecimentos desnecessários. Sobre a ira do homem podemos afirmar que mesmo que tenhamos razão, ela é perdida pela falta de controle diante de situações ou problemas.

Vs 21-27Livrem-se da impureza moral e maldade. Aceitar a palavra humildemente é não contestar aquilo que a palavra diz, afinal ela é infalível o homem não. Mais importante que ouvir é por em prática, pois quem ouve e não pratica enganasse a si mesmo. O que ganhamos quando fazemos isso: Liberdade e felicidade, ou seja, fardo leve. Você não anda preocupado porque não deve nada a ninguém. Não refreiar a língua é exatamente o maior sinal de descontrole mencionado 20. Quer viver uma religião pura faça o que diz o verso 27. A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo. Tg 1:27

  1. Viver o engano é não praticar o evangelho;
  2. Ouvir mais e falar menos é uma virtude de quem almeja vida plena;
  3. A verdadeira religião: Visitar órfãos e viúvas e guardar-se da corrupção.

 Pr. Marcelo Ribeiro

ESBOÇO da Mensagem – Ministrada em 15.04.18 – PIB Tabapuá – TB Tg 1:13-27 NVI