Orar e Jejuar para entender

Daniel agora com mais de oitenta anos de idade nos dá uma aula de relacionamento com Deus e dedicação à leitura da palavra. Sua oração pelo povo de Deus deixa claro seu amor por Ele e por sua vontade, que se cumprirá com a libertação do exílio após 70 anos.

Vs. 1,2 – primeiro ano do seu reinado – Daniel agora escreve dentro do império Medo e descreve que estava lendo o profeta Jeremias. Compreendi pelas escrituras – Uma demonstração de que além de ser uma pessoa de oração era também um leitor da palavra de Deus. Agora com mais de 80 anos mostra vigor como quando era jovem.

Vs. 3 – voltei ao Senhor Deus com orações – Perceba que mesmo sabendo do decreto de Deus ele decide orar a quando descobre o motivo da desolação. A falta de temor do povo de Deus mesmo faltando apenas dois anos para o fim do cativeiro. Jr 29:10-14

Vs. 4 – e confessei – Daniel agora ora pelo povo reconhecendo que sendo parte dele se inclui naqueles que pecaram.

Vs. 5,6 – nós temos pecado – Temos que aprender com Daniel que não importa se existem pessoas piores do que nós. Nós ainda temos defeitos graves. Somos pecadores por natureza e portanto somos culpados de grande parte do que vivemos.

Vs. 7,8 – Tu és justo e estamos envergonhados – Perceba como Daniel respeita a vontade de Deus e sua perfeita justiça. Bem diferente da oração de alguns exigindo resposta de Deus.

Vs. 9 – Misericordioso e perdoador – Exaltar os atributos de Deus. Mais um elemento da oração.

Vs. 10 – por meio dos teus servos – Daniel ressalta a importância de ouvir a mensagem transmitida pelo servos de Deus enviados para esse fim.

Vs. 11,12 – As pragas escritas na lei de Moisés – Reconhecimento de que Deus irá usar todos os meios possíveis para nos ensinar que precisamos depender dele e não de homens.

Vs. 13,14 – E ainda assim não temos buscado o Senhor – Muitos de nós mesmo em situação difícil insistimos em procurar culpados e não paramos para observar onde temos falhado. Onde temos negligenciado sua palavra. Ficamos esperando as coisas melhorarem para fazer a obra de Deus. Não tomamos nenhuma atitude em direção a ele e ficamos e ainda perguntamos porque nossa vida não dá certo.

Vs. 15,16 – Ó Senhor nosso Deus, afasta tua ira e indignação – Daniel levanta um clamor depois de reconhecer que fazia parte desse povo rebelde. Fizeram teu povo motivo de zombaria.

Vs. 17,19 – Não te fazemos pedido porque somos justos – Isso lembra a frase: Senhor nos dá o que merecemos! Acredito que a palavra mais perigosa que podemos dizer é: eu mereço.

Algumas aplicações:

  1. Compreender as escrituras é o primeiro passo para entendermos a vontade de Deus;
  2. Não importa se você já sabe a resposta de Deus ore para que ele o faça compreender e aceitar sua vontade;
  3. Seremos menos frustrados se deixássemos Deus decidir se somos ou não merecedores de algo

Marcelo Ribeiro

ESBOÇO da Mensagem – Ministrada em 08.09 | PIB Tabapuá – TB Dn  9:1-19 NVI