Um novo sonho, o mesmo Deus

Apesar de algumas experiências marcantes o rei ainda não reconhecia a soberania de Deus e agora têm mais um sonho que também o perturbou.

Vs. 1-3 Tenho a satisfação de falar-lhe a respeito do Deus de Daniel  o rei nos primeiros três versos resolve elogiar Deus e os atos que ele viu e foi beneficiado até aquele momento de seu reinado.

Vs. 4 Estava satisfeito e próspero – O momento que o rei foi perturbado pelo sonho foi em um momento tranquilo de seu reino. Aqui podemos verificar um vazio de uma vida sem Deus de um homem que aparentemente tinha tudo.

Vs. 5-8 Lembrança do sonho da estátua – o rei passa a relembrar seu primeiro sonho onde sua perturbação quase levou a morte os melhores homens de seu reino.

Vs. 9 O espirito dos deuses está em você – Mesmo Daniel tendo explicado que somente um Deus seria capaz o rei insiste em acreditar que seus deuses revelaram a Daniel o sonho.

Vs. 10 -18 Um novo sonho do rei – Uma árvore que tocava o céu, onde todos os reinos da terra estavam abaixo dela.

Vs. 19 – Daniel ficou estarrecido – Após ouvir o sonho do rei, Daniel fica perturbado, pois sabia que o orgulho do rei não o deixaria se dobrar mesmo diante de tamanha revelação.

Vs. 20-23 – A árvore era o próprio rei – O fato de Deus ter revelado de forma tão clara o sonho deveria trazer ao coração do rei contentamento no simples fato de reconhecê-lo com senhor do mundo. Mais isso não foi suficiente.

Vs. 24-28  –  A interpretação e o tempo dado por Deus para o rei se corrigir – Mais doze meses de passaram e o rei continuou ignorando Deus e seu juízo. Quantos de nós passamos a vida fazendo o mesmo.

Vs. 29-32 – Deus explica o motivo da punição – O Simples reconhecimento da sabedoria de Deus seria o suficiente para livrá-lo de um vexame tão grande.

Vs. 33 – A punição – O período exato da punição não podemos afirmar –  O que sabemos que ele ocorrei exatamente como previsto na interpretação de Daniel.

Vs. 34-39 – pós punição de Nabucodonosor – Enfim, após um período sombrio em sua vida o rei reconhece a soberania de Deus e o louva diante de todos seu poder e majestade.

Algumas aplicações:

  1. É preciso se dobrar e não só reconhecer;
  2. Escute a voz a de Deus enquanto é tempo; Ap 3:20
  3. Obedeça a Deus mesmo que sua mensagem desagrade algumas pessoas.

Marcelo Ribeiro

ESBOÇO da Mensagem – Ministrada em 28.06.19 | PIB Tabapuá – TB Dn 4:1-39 NVI