Servindo ao Deus do impossível

Resumo 2:1-23: Vimos que a loucura do Rei Nabucodonosor, fez com que todo o reino ficasse apreensivos quanto um provável massacre dos grandes sábios da babilônia, caso não decifrarem seu sonho. Veremos como Daniel e seus amigos puderam testemunhar que existia um único Deus capaz de conceber tamanha exigência do rei?

Vs. 24,25Imediatamente Arioque levou Daniel ao rei – A urgência desse homem, revela que até ele, estava apreensivo em atender a sentença já tomada por Nabucodonosor.

Vs. 26 Você é capaz de contar-me o sonho e a interpretação? A pergunta do rei demonstra o desejo de ter alguém no seu trono com tamanha aptidão para resolver esse tipo de situação. O que Daniel logo fez questão de falar que não foi sua auto-suficiência que o fez decifrar o sonho.

Vs. 27,28 – Nenhum sábio, encantador, mago ou adivinho mas um Deus que revela mistérios – Antes de dizer seu sonho Daniel fez questão de dizer a fonte ao Rei. Naquele momento o Deus que foi menosprezado por Nabucodonosor passará a visitar seu reinado colocando nele algumas rédeas que ele achava que não tinha.

Vs. 29 Tua mente se voltou para coisas futuras – Deus mostra isso ao rei mais poderoso da terra, era uma demonstração plena de seu controle sobre os rumos da história humana. Imagine se Deus tivesses revelado somente a Daniel que iriam dar crédito? Qual seria a repercussão do fato?

Vs. 30 A revelação não foi para menosprezar os homens, nem fazer Daniel melhor que os demais – Daniel minimiza a importância do sonho como que para tranquilizar o rei.

Vs. 31-33 – Cabeça de ouro, peito e braço de prata, barriga e quadris bronze, pernas de ferro e pés ferro e barro – Segundo Daniel a imagem era terrível e enorme.

Vs. 34-36 Uma pedra soltou-se sem auxilio de mãos atingindo os pés – Aqui encontramos uma descrição coerente para entender que para derrubar qualquer tipo de estrutura atinja-se sua base sempre de baixo pra cima. As demais partes da estátua viraram pó. A pedra tornou-se uma montanha e encheu toda a terra. Esse foi o sonho (31-36)

Vs. 37 ,38 – Tu és a cabeça de ouro – Para Deus, o domínio de Nabucodonosor estava autorizado por Ele, o revelando que não havia nenhum maior que o reino dele naquele momento da história. Talvez pudesse até ter durado um pouco mais esse homem não fosse tão orgulhoso. O problema de muito poder nas mãos de homens é antigo.

Vs. 39 Depois seguirar-se dois reinos um menor e outro que governará toda a terra, referindo-se ao império Medo e Persa.

Vs. 40 – Terceiro reino – Império Grego sob a liderança de Alexandre Magno (Grande)

Vs. 41-43 O quarto reino será dividido – Império Romano (Pernas e pés de ferro e barro) Forte em seu exército e leis e fraco moralmente. Jesus nasceu nesse império.

Vs. 44,45 A pedra que atingiu o pé da estátua será um reino que destruirá todos – O reino de Deus que nunca será destruído agora está sendo demonstrado à Nabucodonosor com riqueza de detalhes e com um poder que ele nunca terá.

Vs. 46 – O rei Nabucodonosor caiu prostrado diante de Daniel Não se sabe se o espanto do rei foi por Daniel ter relevado seu sonho com tantos detalhes ou por saber que existia um Deus tão poderoso assim.

Vs. 47 Não há dúvida de que o seu Deus é o Deus dos deuses O reconhecimento de um rei tão poderoso como Nabucodonosor, diante de todo o seu reino, deve ter repercutido em toda a região da mesopotâmia e fora dela.

Vs. 48 Daniel foi encarregado de todos os sábios da capital – O que significaria isso para um simples rapaz que chegou como escravo e resolveu servir a Deus mesmo diante de tamanha situação. Para ele com certeza um milagre.

Vs. 49 A pedido de Daniel – Lembrar de seus amigos demonstra o quanto temos que aprender com esse jovem que entendia que amar a Deus é cuidar e se relacionar com pessoas que o amam com a mesma intensidade.

Algumas Aplicações:

  1. Reconhecer nossa insignificância diante da ação de Deus nos dá autoridade para falar em nome dele e aceitar seu propósito para a humanidade;
  2. Não use o dom que Deus lhe deu para se autopromover;
  3. Lembre-se das pessoas que sempre estarão com você em todos os momentos.

Marcelo Ribeiro

ESBOÇO da Mensagem – Ministrada em 16.06.19 | PIB Tabapuá – TB Dn 2:24-49 NVI