Para quem conhece o Ágape

Na bíblia estão registrada três palavras que representa o amor. Mas somente uma delas define o amor de Deus. Esse amor foi aquele sacrificial de Cristo  se entregando pela humanidade, mesmo sem merecermos. É sobre esse amor que João vai falar nessa passagem e que vamos aprender um pouco mais.

1Jo 4:7-21 Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.8. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.9. Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele.10. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.11. Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros.12. Ninguém jamais viu a Deus; se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós.13. Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito.14. E vimos e testemunhamos que o Pai enviou seu Filho para ser o Salvador do mundo.15. Se alguém confessa publicamente que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus.16. Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele.17. Dessa forma o amor está aperfeiçoado entre nós, para que no dia do juízo tenhamos confiança, porque neste mundo somos como ele.18. No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.19. Nós amamos porque ele nos amou primeiro.20. Se alguém afirmar: “Eu amo a Deus”, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.21. Ele nos deu este mandamento: Quem ama a Deus, ame também seu irmão.

Vs 7. A origem do amor – se eu não entender a origem não conseguirei expressá-lo. Um filho sabe do amor de seu pai por isso ele dorme em paz. Se somos filhos de Deus precisamos entender que todo o amor que vivenciarmos tem de está abaixo do amor de Deus.

Vs 8. Quem não ama não conhece a Deus – dessa forma então todos conhecem a Deus, por que todos amam algo ou alguma coisa? João usa o ágape. Isso significa que não basta amar o seu amor. Tem que amar como Jesus amou. Não o fileo – fraternal, não o eros paixão, mas o ágape.

Vs 9. E como é esse amor, você pode perguntar? Enviar seu único filho para que pudéssemos viver por meio dele. Às vezes alguns pais não querem largar os filhos para viverem uma oportunidade única que poderia ajudar na maturidade deles. Imagine entregar para morrer por outros.

Vs 10. Amar antes mesmo de ser amado, nisto consiste o amor de Deus. Nossas amizades são muitas vezes pautadas no que o outro pode nos dar. Quando não temos nada a oferecer ao não ser nossa amizade começamos a vivenciar o amor de Deus.

Vs 11. O veredito de João. Quer entender o ágape faça igual. Ame sem esperar nada em troca.

Vs 12. Ninguém jamais viu a Deus. Se quer vê-lo ame.

Vs 13. Só tem o amor ágape quem tem o espírito de Deus. Sem esse espírito você pode até parecer bom. É por isso que vemos muitos casos de pessoas que até fazem o bem, mas com outros interesses.

Vs 14. Vimos e testemunhamos. Ouvir de alguém que fala de amor que o viu em carne e osso traz pra nós um peso para nossa fé.

Vs 15. Confessar a Deus publicamente é a forma de retribuir o amor que ele demonstrou publicamente seu amor morrendo na cruz. Assim como ele demonstrou seu amor publicamente nós também temos que fazer igual.

Vs 16. Assim conhecemos o amor de Deus quando experimentamos a mesmo sentimento de Cristo na cruz de vergonha pelo nosso estado, vergonha por decepcionar algumas pessoas e ao mesmo tempo alívio por ter ido até o fim. Para nós o alívio por ter sido capaz de fazer algo que parece tão simples mas que vai mudar nossa história.

Vs 17. Para que no dia do juízo tenhamos confiança.

Vs 18. No amor não há medo. Quando criança não temos medo de nada. Por isso Jesus nos ensina a ser criança. Totalmente dependente dos pais. Sejamos totalmente dependente do perfeito pai.

Vs. 19. Amar porque ele nos amou, não porque ele nos dará tudo que sonhamos ou que queremos.

Vs. 20-21. Como amar a Cristo que não vemos? A afirmação mais dura que nos coloca em xeque com algumas opiniões egoístas sobre pessoas que pensam ou agem diferente de nós.

Algumas lições importantes:

  1. Entender que o amor ágape deve ser maior que todos os outros;
  2. Quer ver Deus experimente o amor ágape;
  3. Se você confessou a Jesus publicamente o amor ágape deve está explodindo dentro de você querendo alcançar outros.

Marcelo Ribeiro

ESBOÇO da Mensagem – Ministrada em 07.04.19 | PIB Tabapuá – TB 1Jo 4:7-21NVI