Aos Nascidos de Deus

Como saber se somos nascidos de Deus ? A carta de João como falamos nos inicio da série foi escrita para quem já teve um encontro com Jesus. Se você já teve ela é pra você. Se ainda não. Que ao ler esse pequeno trecho entenda que viver ao lado de Cristo é confiar que tudo está sob seu controle e que podemos confiar em suas promessas.

13 Escrevi-lhes estas coisas, a vocês que crêem no nome do Filho de Deus, para que vocês saibam que têm a vida eterna. 14 Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve. 15 E se sabemos que ele nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que temos o que dele pedimos. 16 Se alguém vir seu irmão cometer pecado que não leva à morte, ore, e Deus lhe dará vida. Refiro-me àqueles cujo pecado não leva à morte. Há pecado que leva à morte; não estou dizendo que se deva orar por este. 17 Toda injustiça é pecado, mas há pecado que não leva à morte. 18 Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não está no pecado; aquele que nasceu de Deus o protege, e o Maligno não o atinge. 19 Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno. 20 Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. 21 Filhinhos, guardem-se dos ídolos.

Vs. 13 – Destinatários da carta. A vocês que crêem no filho.

Vs.14 Qual a confiança que podemos ter se nos relacionarmos com Deus? Vida perfeita. Como assim perfeita? Perfeição não no sentido de não ter problemas, mas tendo a segurança de que Deus está no controle de todo detalhe de nossa vida.

Vs. 15 – A certeza que teremos o que pedimos. Quando estiver dentro da vontade dele. Algumas vezes temos dúvidas, mas na maioria delas temos certeza até quando a resposta for negativa. Deus se encarregará de nos esclarecer.

Vs. 16-17pecado que não leva a morte. Provavelmente o autor fala daqueles que morrem na prática do pecado. Orar por alguém que mesmo na prática do pecado é sem sentido. Nesse caso nossa oração deveria ser para que ele veja que está errado. Afinal o primeiro passo para conversão é reconhecer que é pecador. A partir dai partiríamos a orar por sua santificação, pois o arrependimento leva a salvação. Porque se ele morrer enquanto acha que está tudo certo, mesmo provado pelas escrituras, ele já decretou sua sentença. Portanto o pior pecado não é medido pelo tamanho, mas por sua falta de humildade em reconhecer-se pecador. Seria como dizer: eu acredito que Jesus morreu por mim, mas não abro mão da minha vida promíscua e idolatra.

Vs. 18 – o maligno não lhe atinge. Estando sob os cuidados de Deus não há porque temer o maligno. Temos em Deus uma segurança 24hs. Se vive na prática do pecado tem sim motivo de preocupar. O que é pecado. Tudo aquilo que desagrada a Deus. Quem vive na prática sem arrependimento provavelmente não o conheceu ainda. Pecamos, porque somos pecadores não porque gostamos de pecar.

Vs. 19 – o mundo está no poder do maligno. Por não haver perfeição no sistema todos são corruptíveis, portanto estão maligno. Somente no reino celestial teremos perfeição.

Vs. 20,21  – para que conheça-nos o que é verdadeiro. Ídolos são mentiras. Ele nos deu entendimento.

Finalizamos aqui essa carta que nos deu várias lições de como evidenciar o amor de Deus através de uma vida que reflita sua santidade e graça.

Marcelo Ribeiro

ESBOÇO da Mensagem – Ministrada em 21.04.19 | PIB Tabapuá – TB 1Jo 5:13-21 NVI