Para quem conhece o amor

Como poderíamos identificar as pessoas que realmente conhecem o amor de Deus? Existem duas características que revelam o quanto estamos ou não perto da vontade de Deus, e assim podermos ser chamados seus filhos.

10 Desta forma sabemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do diabo: quem não pratica a justiça não procede de Deus; e também quem não ama seu irmão. 11 Esta é a mensagem que vocês ouviram desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. 12 Não sejamos como Caim, que pertencia ao Maligno e matou seu irmão. E por que o matou? Porque suas obras eram más e as de seu irmão eram justas. 13 Meus irmãos, não se admirem se o mundo os odeia. 14 Sabemos que passamos da morte para a vida porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte. 15 Quem odeia seu irmão é assassino, e vocês sabem que nenhum assassino tem vida eterna em si mesmo. 16 Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos. 17 Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus? 18 Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade. 19 Assim saberemos que somos da verdade; e tranqüilizaremos o nosso coração diante dele 20 quando o nosso coração nos condenar. Porque Deus é maior do que o nosso coração e sabe todas as coisas. 21 Amados, se o nosso coração não nos condenar, temos confiança diante de Deus 22 e recebemos dele tudo o que pedimos, porque obedecemos aos seus mandamentos e fazemos o que lhe agrada. 23 E este é o seu mandamento: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo e que nos amemos uns aos outros, como ele nos ordenou. 24 Os que obedecem aos seus mandamentos permanecem nele, e ele neles. Deste modo sabemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos deu.

Vs. 10 Quem pratica a justiça e ama seu irmão – Diferente de quem vive na prática do pecado, quem conhece a Cristo busca a justiça divina. Mas o que significa praticar a justiça? Pratica a justiça divina é deixar com ele qualquer julgamento, pois por sermos pecadores não temos condições de julgar com perfeição.

Vs. 11A mensagem que ouviram – Que nos amemos uns aos outros. O amor ao próximo é a marca do cristão. Se não conseguimos amar os que estão ao nosso redor não somos dignos de sermos chamados filhos de Deus.

Vs. 12Suas obras eram más e de seu irmão eram justas – Qual a diferença das obras más e obras justas? Caim, talvez tenha achado que sua oferta era mais importante que o amor e a união com seu irmão. Aqui podemos ver como o plano de salvação já estava definido desde a criação e até hoje vemos as pessoas buscando a outros meios. Veja também Gn 4:1-12 | Hb 11:4

Vs. 13Não se admirem – A revolta de muitos cristãos com as injustiças contra a vida de quem escolheu servir a Deus não deveria causar espanto algum. Desde o inicio os cristãos foram criticados e perseguidos, por terem uma esperança não compreendida pelo mundo.

Vs. 14,15 – Já passamos da morte para a vida – Outra afirmação que encontramos na palavra é que estávamos mortos e passamos a viver quando olhamos para as pessoas com o amor de Cristo.

Vs. 16O que é o amor – Dá a vida a favor de outrem. Quando fazemos isso?  Quando servimos as pessoas com o objetivo de levá-las à salvação.

Vs. 17,18 – Outra forma de evidenciarmos o amor é quando ajudamos nosso próximo nas suas necessidades. Um evangelho que não se comove e não há prática, não pode ser vivido integralmente, bem como o inverso.

Vs. 19,20 Saberemos que somos da verdade – Assim como mencionado em outro trecho das escrituras nosso coração é enganoso, portanto, até mesmo quando achamos que estamos fazendo tudo certo, corremos o risco dele nos enganar. É quando Deus que é maior que ele, nos tranquilizará.

Vs. 21 Quando nosso coração não vai nos condenar? Quando Deus tomar conta dele.

22-24 – Como saber se Deus está no controle de nosso coração? A obediência aos princípios de Deus, A crença em Jesus Cristo e o amor relacional confirmam o controle de Deus sobre nosso coração.

Aplicação:

1.Os filhos de Deus são conhecidos por praticarem a justiça e pelo amor;

2. Quando praticamos o bem, temos a convicção que somos da verdade;

3. Nunca tome decisões confiando somente em seu coração. (emoções)

Pr. Marcelo Ribeiro

ESBOÇO da Mensagem – Ministrada em 17.03.19 | PIB Tabapuá – TB 1Jo 3:10-24 NVI