Para quem honra ser chamado filho de Deus

Qual seria a maior honraria que um ser humano poderia almejar? A bola de ouro para atletas de futebol, o Oscar para os artistas cinematográficos, O Pulitzer para escritores, O miss universo para as mulheres e o prêmio Nobel, talvez sejam as honrarias mais concorridas. Imagine então ser chamado filho de Deus? Pois bem, essa é a maior de todas segundo joão, o que deveria nos fazer viver em gratidão para sermos eternos merecedores dela. Vejamos então o que devemos fazer para receber tão grande honraria.

Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: que fôssemos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu. 2 Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é. 3 Todo aquele que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro. 4 Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei. 5 Vocês sabem que ele se manifestou para tirar os nossos pecados, e nele não há pecado. 6 Todo aquele que nele permanece não está no pecado. Todo aquele que está no pecado não o viu nem o conheceu. 7 Filhinhos, não deixem que ninguém os engane. Aquele que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo. 8 Aquele que pratica o pecado é do diabo, porque o diabo vem pecando desde o princípio. Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo. 9 Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus.

Vs. 1 Como é grande o amor – João afirma que não existe nenhum privilégio no mundo comparado a ser chamado filho de Deus. A busca do ser humano por status e cargos de poder demonstra o quanto estão longe dos valores eternos quando almejam somente isso na vida. O mundo não nos conhece – esse fato é fato é comprovado quando tentam menosprezar a figura do cristão como alguém sem valor, cultura ou convicções.

Vs. 2 Hoje somos filhos de Deus, mas seremos semelhantes ao filho – João fala do terceiro e último passo no plano de salvação dos crentes para que ocorrerá no dia do encontro com o Senhor: Conversão seguida da justificação, Santificação e Glorificação. A glorificação ocorrerá para os mortos em Cristo primeiro e depois para os que estiverem vivos no dia de sua volta no arrebatamento. 1Ts 4:16-17

Vs. 3 Que nele tem a esperança – A purificação do corpo faz parte da santificação e exige dos cristãos um esforço pessoal (purifica-se a si mesmo), enquanto a glorificação Deus fará a transformação necessária para o encontro com Ele.

Vs. 4 pratica o pecado – Perceba que o fato de sermos pecadores remidos não nos dá o direito de viver na prática do pecado. O que João descreve é aquele que cristão que insiste em dizer que está salvo, mas não se incomoda com a vida longe de Deus que ele vive. Uma vida limpa diante de Deus nos livra de julgamentos humanos e nos dá autoridade para falar em nome Dele. Imagine um pastor que entra em negócios obscuros ou participa de grupos que denigrem a imagem da mulher ou do ser humano de uma forma geral? Que autoridade ele terá quando tocar em assuntos como esses em que a bíblia está repleta de princípios de respeito e ética.

Vs. 5,6 Ele se manifestou para tirar nossos pecados – Ora se Cristo agiu para nos livrar do pecado, quem vive pecando está menosprezando seu sacrifício e logo não merece ser chamado seu filho e realmente não o conhece em sua essência.

Vs. 7,8 Aquele que pratica a justiça é justo – Recebemos o rótulo por nosso conteúdo. Se somos conhecidos por sermos pessoas de Deus não haverá nada nesse mundo que tire isso de nós. Se seu conteúdo continua sujo seu rótulo continuará será ainda pior. Jesus deixou bem claro isso quando se referiu aos lobos em pele de cordeiro. Mt 7:15-16 | João ainda afirma: Aquele que pratica o pecado O que vive na prática do pecado é do diabo.

Vs. 9 – A semente de Deus Quem tem a semente de Deus? Quem recebeu a semente de Deus agora cultiva essa semente no coração até que ele volte. Não será como aquele que deixou que ela fosse cair à beira do caminho onde as aves levaram, ou nas pedras sem criar raiz, ou entre os espinhos onde foi sufocada. Na verdade nossa semente foi plantada em uma terra fértil e que precisa de adubo diariamente. Mt 13:1-8-18-23

Reflexão para essa semana:

  1. As pessoas precisam lhe conhecer não por sua profissão ou status, mas por ser um dos filhos de Deus;
  2. Viver a esperança de morar no céu nos faz buscar a pureza espiritual para um dia também ser glorificado;
  3. Viver na prática do pecado denuncia se temos ou não a semente de Deus em nosso coração.

Pr. Marcelo Ribeiro

ESBOÇO da Mensagem – Ministrada em 24.02.19 | PIB Tabapuá – TB 1Jo 3:1-9 NVI