Para quem confessou publicamente

João agora começa a falar diretamente aos cristãos que já confessaram a Cristo como seu Senhor, e que precisam está atentos aos falsos cristãos sem abrir mão do amor uns pelos outros. Veremos como são privilegiados aqueles que foram chamados por Deus para fazer parte da vida eterna, e entendem que essa foi sua principal promessa conforme verso 25.

18 Filhinhos, esta é a última hora; e, assim como vocês ouviram que o anticristo está vindo, já agora muitos anticristos têm surgido. Por isso sabemos que esta é a última hora. 19 Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; o fato de terem saído mostra que nenhum deles era dos nossos. 20 Mas vocês têm uma unção que procede do Santo, e todos vocês têm conhecimento. 21 Não lhes escrevo porque não conhecem a verdade, mas porque vocês a conhecem e porque nenhuma mentira procede da verdade. 22 Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo: aquele que nega o Pai e o Filho. 23 Todo o que nega o Filho também não tem o Pai; quem confessa publicamente o Filho tem também o Pai. 24 Quanto a vocês, cuidem para que aquilo que ouviram desde o princípio permaneça em vocês. Se o que ouviram desde o princípio permanecer em vocês, vocês também permanecerão no Filho e no Pai. 25 E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. 26 Escrevo-lhes estas coisas a respeito daqueles que os querem enganar. 27 Quanto a vocês, a unção que receberam dele permanece em vocês, e não precisam que alguém os ensine; mas, como a unção dele recebida, que é verdadeira e não falsa, os ensina acerca de todas as coisas, permaneçam nele como ele os ensinou. 28 Filhinhos, agora permaneçam nele para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e não sejamos envergonhados diante dele na sua vinda. 29 Se vocês sabem que ele é justo, saibam também que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele.

Vs. 18 – esta é a última hora – A presença do anticristo revela o tempo do fim.

Vs. 19Eles saíram do nosso meio – Muitos que passaram pela igreja, hoje blasfemam o nome de Cristo por terem conhecido o amor de Deus e não ter sido capaz de evidencia-lo na vida de outras pessoas. Esse texto revela ainda a eleição de Cristo.

Vs. 20 Vocês têm uma unção e conhecimento – Duas coisas importantes que nos coloca em uma situação de indesculpáveis. A salvação é o prêmio maior diante de vários benefícios que Jesus nos deu ao nos chamar para seu reino. A unção, que é a presença do espírito santo e o conhecimento das verdades através da palavra de Deus. Veja em:  2 Coríntios 1:21. Ora, é Deus que faz que nós e vocês permaneçamos firmes em Cristo. Ele nos ungiu,22. nos selou como sua propriedade e pôs o seu Espírito em nossos corações como garantia do que está por vir.

Vs. 21Conhecem a verdade – Temos a informação mais segura do mundo. Sem intervenção ou interesses obscuros. Infelizmente vivemos no mundo onde a verdade de hoje não é a de amanhã. Por isso Jesus afirma categoricamente em Mt 24:35 – Tudo passará, mas minhas palavras permanecem para sempre.

Vs. 22,23 – Características do anticristo – A mentira que leva o ser humano para o inferno é negar o Pai e o Filho. Aquele que confessa publicamente tem a presença dos dois.

Vs. 24 Cuidem para aquilo que ouvem permaneça – Esse cuidado está exatamente no cuidado diário de se alimentar das verdades eternas e uma busca constante na oração de se manter santo, diante de um mundo contaminado pelo pecado.

Vs. 25 E está é a promessa – Ele prometeu vida tranquila? Carro na garagem? Felicidade total na terra? A vida plena de João 10:10 é uma vida onde as preocupações que todos têm você não deve ter, porque existe um tesouro maior que somente quem crer consegue ver. E a vida só será plena se for a vida de Deus e não a nossa. Nosso maior prêmio sempre será a vida eterna.

Vs. 26 Aqueles que querem enganar – As pessoas que querem enganar são aqueles que deturpam a palavra querendo ministrar um evangelho que não condiz com os ensinos de Jesus. Existem vários tipos de teologias que são perigosas até para aqueles crentes que gostam de estudar a bíblia. Portanto temos que ter cuidado.

Vs. 27 – A unção confirma a veracidade do ensino – Quem tem o espírito de Deus consegue discernir entre o que é de Deus e o que não é. Alguns casos até brincamos com essa expressão, sabendo que se aquilo tomar conta de sua vida pode te afastar dos ensinos elementares da palavra que liberta.

Vs. 28,29 – Permaneçam nele e na prática da justiça de Deus – A vergonha e decepção de muitos que o verão na sua vinda será decepcionante,  para quem um dia participou de sua obra por um tempo e depois abandonou.

Aplicações:

  1. Quem persevera na fé não será envergonhado na volta do Senhor;
  2. A unção de Deus nos confirma os ensinos que temos ouvido sobre sua palavra;
  3. A verdade de Deus é a única perfeita e livre de qualquer intervenção de interesses humanos.

Pr. Marcelo Ribeiro

ESBOÇO da Mensagem – Ministrada em 17.02.19 | PIB Tabapuá – TB 1Jo 2:18-29 NVI