O que procuramos em Jesus

Assim como Nicodemos em algum momento da vida vamos procurar Jesus. Mas por qual motivo o procuramos? Queremos um pai, um médico, um psicólogo um líder civil. Seja qual for nossa busca ele com certeza terá uma resposta para nossas dúvidas. O importante é estarmos prontos para abrir mão de nossas convicções, muitas vezes herdadas sem nenhuma análise de nossos amigos e familiares.

Para que Nicodemos tivesse suas respostas sem a intervenção de terceiros ele procurou Jesus na calada da noite. Talvez por medo de seus amigos da sinagoga ou simplesmente por receio, sendo um doutor da lei, consultar alguém sem títulos.

Dessa forma tiramos três lições para chegarmos de forma livre até Jesus e  encontrarmos o que realmente procuramos.

  1. Abra mão de sua reputação (vs. 1-4,10)

O risco de Nicodemos, mestre da lei, indo durante a noite a Jesus demonstra urgência e medo. Quando algo aparece na nossa frente que mexe com nossos valores formados durante anos causa-nos medo, mas ao mesmo tempo coragem. Coragem de ouvir o que o outro tem a dizer sem tabus. Ao afirmar no verso 2 que ninguém pode fazer esses milagres se não for de Deus deixa claro seu interesse em aprender um pouco mais com mestre Jesus. Os ensinos e milagres de Jesus colocavam em xeque tudo aquilo que  ele vivia estudando e fez com que ele repensasse sua vida completamente, começando por sua fé. Não podemos ter medo de pensar diferente daqueles que amamos, pois se realmente nos amarem não nos abandonarão. Pelo contrário também irão nos ouvir quando estivermos vivendo a fé de forma plena.

  1. Prepare-se para renascer (Nascer de novo) (vs. 5-18) Mt 21 1Co 2:10-14

A cabeça de um mestre da lei parece a mesma das pessoas hoje. Como crer em coisas tão fora do meu alcance intelectual? O crer de forma simples é muito difícil para quem almeja ser reconhecido nos grandes ciclos acadêmicos. Eis o motivo que não podemos deixar que nossos filhos recebam ideologias que não competem com nossos valores. Crianças são como livros em branco e o que aprenderem na infância eles levarão para vida. Assim como foi difícil para um doutor da lei repensar aquilo que ele aprendeu desde de pequeno. Imagine para uma criança em formação, tendo que lhe dar com escolhas sexuais, quando ela ainda tenta identificar as primeiras letras? Nascer de novo requer esvaziamento total de si para o enchimento total de Deus.

  1. Aprenda a Caminhar sempre em direção a luz (vs. 19-21)

Nossa vida tem de ser pautada pela luz da palavra de Deus. Tudo aquilo que precisa ser escondido tem de nos causar precaução. Jesus afirma nos versos acima que quem almeja a verdade precisa andar na luz. Nicodemos saiu da escuridão da noite para encontrar a luz de Cristo. Agora Jesus o desafia a aproveitar o dia para demonstrar a seus amigos que vivem na escuridão a encontrar a iluminação necessária para viver uma fé autêntica livre do julgo da religião que oprime. Em salmos Sl 119:105 vemos que é na palavra de Deus que encontramos claridade para nosso caminho.

A perfeição que procuramos nas pessoas ou em líderes só encontraremos em Jesus.

Pr. Marcelo Ribeiro

ESBOÇO da Mensagem – Ministrada em 15.10.18 |PIB Tabapuá – TB Jo 3:1-21 NVI