Santificando a Língua

Chegamos ao capítulo 3 de Tiago com uma dura exortação ao uso da língua. A palavra de Deus nos ensina que até a volta de Cristo temos que buscar a santificação. Tiago informa nesse trecho que o varão perfeito é aquele que consegue dominar a língua. Vejamos então seus conselhos para que façamos então.

Verso 1. Não queiram muitos ser mestres – Quando erramos por desconhecimento podemos temos um alívio. O problema é quando tomamos conhecimento e ainda assim não nos corrigimos. O Desejo de  liderar ou está frente de algo pelo simples fato da visibilidade tem levado muitos fracassos em ministérios que não foram aprovados por Deus. Usar a língua para levar a palavra de Deus traz muita responsabilidade que até aqueles que o fazem com o aval de Deus temem em falar aquilo que ele não disse.Tem a ver também com a necessidade de autoafirmação que fazemos para nos sentir importantes. O final do texto diz que aquele que ensina será julgado com muito mais rigor. Isso demonstra a tamanha seriedade de falar em nome de Deus. Portanto, não queiramos ser mestres se Deus ainda não nos chamou.

Verso 2 – As formas de tropeçar. Como o texto diz falhamos de diversas formas por que nascemos com esse defeito de fábrica. Tiago então pede para tomarmos mais cuidado com o que falamos devido ao estrago que pode causar. Ele ressalta que nossas maiores falhas vêm através do falamos. Existe um provérbio que diz: Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida. Provérbio chinês

Verso 3Ponha freios. Tiago cita o exemplo que o freio do cavalo é na boca e controla todo o corpo. Talvez por isso, a língua tão perigosa que foi colocada atrás de grades, que são os dentes. quando não conseguimos domá-la damos com a língua nos dentes.

Uma palavra pode ferir mais que uma agressão física, por isso o freio é tão importante. Ele cita os cavalos, porque não existiam os carros. Imagine um carro sem freio. Assim é aquele acha que tem que falar tudo o que pensa. Um carro sem freio pode causar grandes desastres assim como uma língua descontrolada.

Verso 4 Deixe que a língua seja um leme. Apesar dos enormes barcos o leme é capaz de ajustar direção das embarcações mantendo o navio na rota correta. Assim como o leme use a língua para dar direcionamento à sua vida. Pois é com ela que confessamos nossa fé em Cristo para nos fazer viver uma nova vida.

Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Romanos 10:10

Verso 5 não deixe que a língua seja fagulha. Assim como um grande incêndio começa com uma fagulha uma palavra maldita pode destruir uma vida.

Verso 6 – Quem acende o fogo. Segundo esse verso quando usamos língua dessa forma estamos sendo usados pelo diabo, pois é no inferno que ela é inflamada.

Verso 7 – 8Deixe Deus dominar sua língua. Caso contrário ela não poderia ser contida e o estrago pode ser irreversível.

Verso 9 – 10 – não deixe esse órgão se tornar uma faca. Caso isso aconteça o mau uso sempre prevalecerá. Com ela bendizemos e com ela amaldiçoamos. Se usamos para amaldiçoar tudo o que bendizemos será esquecido.

Verso 11 – 12Seja somente uma fonte de água doce. Não adianta querer viver uma vida dupla. Assim como uma língua prega peças, a vida também mostrará o que está dentro do seu coração.

O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem. Mateus 15:11

As lições: Figuras que o autor compara a língua: Freio, Leme, fogo, veneno

1.Forçar a barra para falar em nome de Deus é correr alto risco;

2.De todas as coisas que tropeçamos a que temos que Tomar mais cuidado é a língua;

3.Não existe outra forma de dominar a língua se não incluirmos na santificação do corpo.

Pr. Marcelo Ribeiro

ESBOÇO da Mensagem – Ministrada em 06.05.18 – PIB Tabapuá – TB Tg 3:1-12 NVI