A Missão de Jonas

Chegamos ao terceiro capítulo da história de Jonas e observamos que a missão dada a ele ainda não havia sido realizada. Vejamos então como esse profeta teve um sucesso nunca visto a um pregador e mesmo assim ele não ficou feliz.

Vs. 1 – Pela segunda vez o Senhor pede a mesma coisa a Jonas. Quantas vezes o Senhor nos pedirá para fazer algo e continuamos insistindo em não fazermos. A ordem do Senhor assim como sua vontade só poderá ser ouvida por quem vive a vida de Deus. Uma vida onde Deus é Senhor não pode ter tanta desobediência. E por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo? Lc 6:46 – Podemos dizer que existem duas formas de saber se Cristo realmente é Senhor de sua vida: Se sua vontade está debaixo da vontade dele ou se estamos cumprindo a grande comissão.

Vs. 2 – A mensagem é total e exclusiva de Deus, portanto devemos estudá-la com todo afinco para não falar aquilo que é nosso e não dele. Não adianta adaptar a palavra para seus próprios interesses. O que Cristo ensinou não pode ser mudado.

Vs. 3-4 – Jonas obedeceu e foi. A rapidez de Jonas em concluir sua missão demonstra duas coisas: Uma era: como ele queria se livrar do trabalho e a outra como podemos fazer rapidamente quando queremos. Ora, a cidade levaria 3 dias para ser percorrida e Jonas conseguiu concluir sua missão em um dia.

Vs.5 – Os ninivitas creram em Deus. A mensagem de Jonas era clara de que a cidade seria destruída. Compare a mensagem com o apocalipse. Tudo será destruído. O que nos resta é viver uma vida que glorifica a Deus até sua volta. A conversão dos ninivitas demonstra que a salvação não está ligada a um povo especifico e mesmo Jonas sendo o servo de Deus, a atitude do povo de clamar a Deus demonstra que reconheciam sua soberania diante da criação. Eles conheciam o Deus dos judeus e quando tiveram a oportunidade eles creram.

Vs. 6-7 – O Rei de Nínive também se rendeu ao Deus de Jonas. De alguma forma o Deus de Jonas era reconhecido para haver tão grande aceitação. A ordem do Rei de jejum já havia sido tomada pelo povo, agora incluindo animais. Vejam como o agir de Deus levou um povo totalmente incrédulo a se voltar pra ele. Por que parece que aqueles que servem a Deus sem o conhecimento que temos parecem ser mais fervorosos que muitos cristãos frequentadores de igreja. Talvez por isso alguns ateus declaram em outro contexto mais cabendo aqui: – “A ignorância é uma benção”.

Vs. 8 – A ordem do Rei: Clamem a Deus com todas as suas forças e deixem os maus caminhos. Perceba que a conversão real acontece de duas formas se entregando de corpo e alma. Não adianta dizer que é Cristão se suas atitudes não condizem com sua fé.

Vs. 9-10 – O arrependimento de Deus* A decisão de Deus já havia sido tomada e aquele povo só precisava de alguém que os mostrasse o caminho. Deus não muda.

*Malaquias 3:6 declara: “Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.” Semelhantemente, Tiago 1:17 noz diz: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.” O significado de Números 23:19 não podia ser mais claro: “Deus não é homem, para que minta, nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? ou tendo falado, não o cumprirá?” Não, Deus não se arrepende. Na linguagem original, a palavra traduzida como “arrepender” é a expressão hebraica para “entristecer”. Estar triste com alguma coisa não significa que uma mudança ocorreu, significa apenas que há tristeza por causa de algo que aconteceu.
Antropopatismo = Sentimentos humanos atribuídos a Deus – Arrependimento de Deus | antropomorfismo – Ações humanas atribuídos a Deus – os olhos de Deus, a mão do Senhor, etc

Portanto, podemos tirar algumas lições importantes desse capítulo:

1 – Quem é de Deus não pode resistir à sua ordem e ao seu chamado; 2 – Apenas quando obedecemos a Deus colocamos nossa fé em prática; 3 – Não adianta dizer que é Cristão se seus atos não condizem com sua fé; 4 – A missão só está completa quando Deus disser que está e não quando eu achar que esteja.

Pr. Marcelo Ribeiro

ESBOÇO da Mensagem – Ministrada em 25.03.18 – PIB Tabapuá – TB Jn 3:1-10 NVI