Como levar Esperança ao Mundo

1. Diga ao mundo quem somos e quem éramos antes de Cristo Ef 2:1-3

Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, 2 nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. 3 Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.

Entender quem éramos antes é estritamente importante para explicar às pessoas o plano de salvação. Nos versos 1,2,3 Paulo demonstra quem éramos antes de conhecer a Cristo. Mortos em transgressões e pecados, que se acostumaram a viver seguindo a ordem secular, onde o príncipe do poder do ar (Diabo) era quem atuava em nós e ainda atua hoje naqueles que vivem na desobediência.

Conforme o verso 3 pecado não é ter desejo, mas sim deixar ser dominado por desejos e vontades que deturpam a imagem de Deus. O sexo, por exemplo, foi tão banalizado que hoje quando falamos disso na igreja algumas pessoas se escandalizam. O sexo foi criado por Deus para satisfação do casal em extrema intimidade. Um casal que não é completo na sexualidade dificilmente será feliz em seu relacionamento.

  1. Diga a eles como ser salvo Ef 2:4-7

4 Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, 5 deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos. 6 Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, 7 para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.

A vida que Cristo nos oferece não tem as regalias de que muitos falam, mas tira de nós um peso de viver escravizado pelo prazeres dessa terra e descansar nos lugares celestiais mesmos diante dos desafios de um mundo mau.

Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não está no pecado; aquele que nasceu de Deus o protege, e o Maligno não o atinge. Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno. 1 João 5:18,19

Diante disso ao invés de estarmos julgando quem vai para o céu ou para o inferno deveríamos está lutando para mostrar às pessoas quem é o Deus que pode definitivamente trazer paz ao seu coração, tão sedento de amor que nunca se completa. Os homens procuram ser felizes o tempo todo, mas buscam em objetos ou em outras pessoas a felicidade. Dessa forma nunca serão satisfeitos porque só existe um amor perfeito.

  1. Leve Esperança 1Jo 3:14-16

Sabemos que já passamos da morte para a vida porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte. Quem odeia seu irmão é assassino, e vocês sabem que nenhum assassino tem vida eterna em si mesmo. Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos.
1 João 3:14-16

Nossa vida aqui na terra não terá feito nenhum sentindo se nossa mensagem não estiver clara aos que nos ouvem. Diante de tantas mentiras que ouvimos e distorções da mensagem. Temos que mostrar as pessoas que elas não estão tão distantes assim da vida com Deus e que pra nós também não é fácil. Mesmo assim não abrimos mão de seguir a fé cristã e ainda mais quando vemos as experiências de pessoas que mudaram de vida quando conheceram a real mensagem da cruz. Em atos 26:19 Paulo em sua defesa fala da liberdade que agora vive em Cristo mesmo estando preso.

No mundo cada vez mais difícil de se viver só nos resta levar esperança.

Pr. Marcelo Ribeiro

ESBOÇO da Mensagem – Ministrada em 09.04.2017 – PIB Tabapuá (Ef 2:1-8 | 1Jo 3:14-16 NVI)