A VOLTA DOS QUE NÃO FORAM

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.  2 Coríntios 5:17

 Este foi o tema que encontrei para definir a quantidade de pessoas que tem procurado a igreja por diversos motivos que não são os corretos, para aqueles que almejam ter um encontro com Deus. Podemos citar alguns: “é legal”, “tenho amigo lá”, “clima agradável”, “você vai encontrar seu amor”, “seus problemas irão acabar”, “você vai ficar rico”, esses são alguns nos quais você ainda escolhe o dia da semana de acordo com o “cardápio” da igreja.

Ir até Cristo é uma decisão ímpar e pessoal que o ser humano tem e que nada pode comparar esse momento. Algo sobrenatural acontece conforme lemos nos versículos acima. Quando esse encontro acontece nossa vida passa a ter sentido, pois todas as nossas ações agora estão debaixo da análise de Deus. Para alguns isso é ruim, pois seus atos não são muito agradáveis e é exatamente por isso que muitas pessoas logo que se convertem a Cristo, notam que sua vida parece que deu uma reviravolta e algumas coisas começam a piorar. Mas porque isso acontece?

Imagine um vaso de barro onde uma pessoa leiga comece a produzir. Percebe-se logo que a pessoa não tem jeito pra aquilo. Agora imagine um oleiro com anos de experiência, continuando o trabalho que você começou. Para o oleiro alguns vasos dão até pra salvar e continuar de onde você parou, porém há alguns que precisam ser totalmente quebrados e refeitos desde o inicio. Esse oleiro é o próprio Deus e o vaso são nossas vidas que em muitos casos precisam ser quebradas completamente e por isso exige de nós perseverança para esperar Deus completar a obra que ele começou nessa vida. Veja em Jeremias 18:1-6

Por isso ir a igreja é só uma, das diversas formas de buscar a Cristo. Permanecer com Cristo exige do ser humano renúncia que começa desde uma análise geral de nossos atos antes e depois para que não sejamos mais um, que vai à igreja apenas para rever amigos. A igreja atual vive uma crise de identidade, pois algum tempo atrás o discípulo de Cristo era conhecido por sua vestimenta e pelos inúmeros dogmas que até hoje são motivos de chacota. Hoje, as pessoas estão mais exigentes quanto ao que você diz e o que você faz, talvez pelo constante contato com os políticos de nosso país que já fazem isso com excelência. Não existe frase mais atual que a de Francisco de Assis: “pregue a palavra em todo o tempo e se preciso use palavras”.

Está na hora da igreja começar a campanha “a volta dos que não foram”. Pois muitos acharam que foram até Cristo, mas só foram visitar a igreja e não viram o Cristo nela ou em nós. Se sua vida ainda não reflete a pessoa de Cristo, comece a fazer sua parte deixando que ele a exerça seu papel de Mestre e Senhor, pois a parte dele, ele fará com perfeição.

Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. João 6:37