Relembrando o que Cremos

Visto que o autor de Hebreus tenta relembrar temas importantes para um cristão convertido,vale ressaltar os princípios elementares de nossa fé.

Portanto, deixemos os ensinos elementares a respeito de Cristo e avancemos para a maturidade, sem lançar novamente o fundamento do arrependimento de atos que conduzem à morte, da fé em Deus, 2 da instrução a respeito de batismos, da imposição de mãos, da ressurreição dos mortos e do juízo eterno. Assim faremos, se Deus o permitir.

Verso 1-3 – Arrependimento – Não mais obras vazias do legalismo e religiosidade, mas voltar atrás para se obter um coração regenerado |  somente em Deus e não em outras coisas, objetos ou pessoas Veja Ef. 4:4-7| Batismo único por Cristo e não mais somente uma lavagem cerimonial antes da um liturgia agora vazio | Imposição de mãos antes sobre o animais que substituia o pecado, mas agora em Cristo onde Deus Pai impõe as mãos sobre Cristo o cordeiro que tira o pecado do mundo | Ressurreição somente na segunda vinda e não mais conforme era esperado pelos Judeus para um governo terreno | O julgamento após o fim dos tempos onde todos deverão comparecer diante de um juiz perfeito.

Ainda sobre os rituais podemos tirar grande lição na sabedoria de Deus não deixando que nenhuma relíquia permanecesse de pé para evitar a idolatria, enraizada em todos os homens. A destruição do templo de Jerusalém por Nero, O destino da Arca da Aliança e o paradeiro do corpo de Moisés foram alguns dos objetos que poderiam fazer voltar a idolatria. Imagine então reconstruir o templo e aplicar os rituais como os antigos é no mínimo estranho.

Ora para aqueles que uma vez foram iluminados, provaram o dom celestial, tornaram-se participantes do Espírito Santo, 5 experimentaram a bondade da palavra de Deus e os poderes da era que há de vir,6 e caíram, é impossível que sejam reconduzidos ao arrependimento; pois para si mesmos estão crucificando de novo o Filho de Deus, sujeitando-o à desonra pública.7 Pois a terra que absorve a chuva, que cai freqüentemente e dá colheita proveitosa àqueles que a cultivam, recebe a bênção de Deus. 8 Mas a terra que produz espinhos e ervas daninhas, é inútil e logo será amaldiçoada. Seu fim é ser queimada. (apostasia)

Verso 4-8 – Perceba que os atos de um apóstata é muito parecida  com a de um cristão redimido, receberam a iluminação por um tempo, participaram do mover do espirito santo. Experimentaram a palavra e testemunharam o poder de Deus. Por isso ele se torna impossibilitado de se redimir pois reconhece que não pode se enganar nem enganar os outros por tanto tempo.

Nossa limitação de servo não nos permite viver tentando descobrir quem é salvo e quem não é. Pois a eleição de Deus é tão perfeita que podemos conhecer alguém muito espiritual, mas que consegue disfarçar muito seu pecado oculto. Portanto, devemos viver segundo a forma como Deus nos chamou e deixar com ele esse julgamento, pois conforme o verso 10 ele não é injusto. A passagem trata de pessoas que até experimentaram mais nunca o conheceram de verdade conforme texto abaixo.

Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós. 1 João 2:19

Que Cristo nos dê a sabedoria para viver a fé Cristã  nos seus princípios elementares  deixando com Ele sua escolha perfeita da salvação.

Pr. Marcelo Ribeiro

ESBOÇO da Mensagem – Ministrada em 04.02.18 – Na PIB Tabapuá – TB Hb 6:1-8 NVI