A Maturidade de Cristo também nos constrange

Nessa passagem vemos o autor de Hebreus mostrando como Cristo amadureceu durante sua vida na terra e nos deixou lições importantes para que também não deixemos de amadurecer em nossa vida cristã.

Verso 6-10 – O exemplo de Cristo nos inspira a fazer o mesmo e desfrutarmos de sua exemplar vida na terra.

Verso 7Orações e Súplicas – Quantos de nós não desfrutamos uma vida de oração como a de Cristo, que teoricamente não tinha necessidade de fazer. Sua formação humana fez com que ele não abrisse mão de conversar com seu pai o tempo todo. O que nós também deveríamos fazer. Sua  Reverente submissão nos leva a aceitar a vontade de Deus sendo essa a melhor forma de se submeter a ele, pois ele sabe de tudo e mesmo que pra nós não esteja claro, para ele sempre está. Temos de parar de achar que sabemos o que é melhor pra nós e nos desesperar quando as coisas perdem o controle. Veja os textos abaixo:

Orai sem cessar  1Ts 5:17 | com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos, Ef 6:18E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas. Hb 4:13.

Verso 8 – Aprendeu a obedecer no sofrimento – Impressionante como nós demoramos a aprender, mesmo diante do sofrimento. Cristo deixa a dica mais valiosa de todas. Se é impossível viver nessa terra sem sofrimento aprendamos com ele.

Verso 9 e 10 – Uma vez aperfeiçoado – Cristo na sua maior idade sabia exatamente o que tinha de fazer e o motivo de está na terra. Muitos de nós chega ao final da vida e não sabe o motivo de está aqui. Assim como Cristo temos que aproveitar cada momento da vida para nós aperfeiçoar e caso ache que não há mais tempo lembre-se que, enquanto há vida há esperança. Se Cristo se tornou sumo sacerdote sob uma ordem única sem inicio ou fim, nós podemos deixar um legado para todos que nos conhecem de alguém que guardou a fé, mesmo em meio as lutas desse mundo.

Verso 11– Não podemos ser tão lentos no entendimento das coisas de Deus. Os planos de Deus estão muito claros para que tenhamos sempre que voltar aos princípios do que aprendemos. Seria com uma criança voltando à alfabetização.

Verso 12 – Já devessem ser mestres. A reclamação do autor é a de que muitos de nós deveríamos está ensinando outros ao invés de estarmos sempre sendo ensinados na mesma coisa. Questões que deveriam ser básicas para nós como a Salvação por fé, um mediador Cristo, o favor imerecido, escritura como única e absoluta regra nas questões espirituais, e a glória de Deus evidenciada em sua soberana e perfeita vontade. Questões já batidas sobre namoro cristão, dízimo, mentira, vícios, casamento, devocional deveriam ser natural na vida dos cristãos.

Verso 13 e 14 – Quem toma o alimento sólido já tem conhecimento para tomar decisões acertadas na vida. Temos que tentar acertar antes de pedir ajuda. Exercício constante deveria ser um hábito. Discernir o bem e o mal só é possível para aquele que exercita sua fé com oração e a leitura da palavra de Deus.

E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo; Ef 4:11-13

  1. Se aprendermos a depender mais de Deus, experimentaremos uma vida mais leve;
  2. Orar mais, nos ajudará nos momentos de grande decisão na vida;
  3. Temos que aprender a não errar mais nas mesmas coisas;

Pr. Marcelo Ribeiro

ESBOÇO da Mensagem – Ministrada em 28.01.18 – Na PIB do Planalto Caucaia, no culto da manhã e PIB Tabapuá – TB Hb 5:6-14 NVI