Não Há Desculpas para não entrar

Continuando a tratar do tema morar no céu, chamado no texto de descanso eterno. Vemos que o autor da carta deixa bem claro para os judeus convertidos e para nós cristãos que o descanso é uma certeza para todos que crêem por pelos menos três motivos:

1 – Existe uma promessa vs.1 – Acreditamos em tantas promessas. Vou mudar, diz o namorado antes de casar, vou fazer, diz o político antes de uma eleição, vou comprar, diz o pai ao filho vendo um brinquedo, vou parar de beber, diz o alcóolatra,  confiando em sua proporia força, vou consertar, diz o marido diante de uma torneira a pingar meses, vou começar uma dieta, diz aquele que mais um ano tenta perder peso. Estamos rodeado de promessas que nós mesmos não cumprimos. Vivemos fazendo promessas e acreditando que as coisas irão mudar, mesmo sem tomarmos nenhuma atitude diferente. O autor fala de um Deus que nunca mentiu de que se crermos e obedecermos iremos descansar num local preparado por ele. Veja em Jo 14:1-6.

2 – Já ouvimos as boas novas vs.2-6 – Todos ouviram a mesma mensagem de salvação. Portanto são indesculpáveis aqueles que não obedecem. Até a criação declara a existência de Deus Rm 1:20. Não reconhecê-lo a partir da criação e posteriormente no sacrifício da cruz nos torna realmente indignos do perdão divino. Deus preparou nosso descanso antes mesmo de nascermos. O povo de Israel, mesmo tendo ouvido preferiram permanecer no erro, na desobediência. Não façamos como eles, pois o mesmo Deus está presente hoje com sua mensagem de esperança.

3- Sabemos da urgência do chamado celestial – vs. 7-8 mais um vez o autor informa que o dia de mudar é hoje. Não adianta esperar. Cristo te chama hoje para uma vida que agrade a ele. Tg 4:1-8. O descanso eterno ainda não chegou, mas o reino de Deus está disponível a todos que houvem suas voz. Que Cristo nos fortaleça para guardar essa promessa em nossos corações em todos os momentos de nossa vida.

Pr. Marcelo Ribeiro

ESBOÇO da Mensagem – Ministrada em 10.12 – PIB Tabapuá – TB Hb 4:1-8 NVI