O Caminho da Santificação

A santificação é o processo de transformação dos servos de Deus que acontece desde sua conversão e se encerra somente com sua morte ou com o encontro com Senhor. Nesse segundo caso com no arrebatamento da igreja. 1Co 15:52

O Texto que estudaremos hoje trata de um conselho aos judeus convertidos a Cristo, que observem nele algumas atitudes que devemos seguir também em nosso relacionamento com Deus.

  1. Se sujeitar v.5-7a – Parece uma palavra forte, mas reflete exatamente a atitude que muitas vezes temos de tomar diante do orgulho que nos rodeia de se submeter a alguém. Ora, se Cristo de submeteu a abrir mão de toda a sua glória durante 33 anos de vida. Por que temos tanta dificuldade de nos submeter às pessoas? Talvez essa seria uma boa forma de sermos mais humildes diante de um mundo cheio de pessoas que dificilmente reconhecem erros. Defeitos e posições podem e devem ser revistas, afinal somente Deus tem uma palavra final para todas as coisas, pois ele é perfeito, nós não. Aprender a perder, voltar atrás, pedir perdão, são atitudes que devem acompanhar o cristão no processo de santificação.
  2. Suportar humilhação vs. 7b-11 – O Texto fala de um Cristo que suportou a humilhação mesmo sem merecer. Sua humilhação era única forma de salvar a humanidade já condenada pelo pecado de Adão. O Sacrifício só seria perfeito se um homem perfeito, tomasse o lugar e morresse nossa morte e que ao ressuscitar pagaria completamente o preço alto de nosso pecado. Ora se nosso mestre suportou tamanha humilhação de se tornar como um de nós com as mesmas necessidades físicas e emocionais? Por que não nos achamos dignos de certas humilhações que passamos durante a vida como se não merecêssemos? Suportar humilhação justa ou injustamente também faz parte da morte de nosso eu. Cristo mesmo diante da fragilidade em seu estado humano agiu sem se envergonhar de seus novos e “fracos” irmãos humanos. vs.11.
  3. Vivenciar o reino de Deus – Sabendo de todo o sacrifício de Cristo por nós para nos salvar. Não podemos mais olhar para a vida sob nossa ótica. Temos que viver nessa terra com essa esperança e certeza em nosso coração. Não importa a humilhação, perdas ou lutas que passarmos nessa terra temos que crer que o pior Cristo já enfrentou em nosso lugar. Cabe a nós proclamar sua vinda, confiar em suas promessas e ser livre para adorar sem medo, pois sua promessa no verso 18 é de nos socorrer quando formos tentados além de nossa força.

Pr. Marcelo Ribeiro

ESBOÇO da Mensagem – Ministrada em 26.11 – PIB Tabapuá – TB Hb 2:5-18 NVI