O que preciso para servir a Deus

Assim como na adoração, para servir a Deus também não existem barreiras. Hoje veremos que o serviço de Deus não está ligado a nenhum cargo que exercemos na igreja, mas à quanto o amamos e somos gratos a ele. Retiramos então algumas  recomendações desse trecho da carta de Pedro em 1Pe 4:7-11.

O fim de todas as coisas está próximo. Portanto, sejam criteriosos e sóbrios; dediquem-se à oração. 8. Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados. 9. Sejam mutuamente hospitaleiros, sem reclamação. 1Pe 4:7-9

 1. Tem que ser uma pessoa de Deus – Apesar de sabermos que existem muitos que trabalham para Deus, mesmo não tendo tido real encontro com ele, fato esse comprovado somente pelos seus frutos. Vemos nessa passagem que para fazer a obra de Deus além não esperar nada em troca temos que ser: Criteriosos e pessoas de oração. A oração resolve muitas questões de nossa natureza, sempre desejosa de benefícios por alguma atividade que realizamos. Através dela reconhecemos nossa fraqueza e encontramos força para alcançar digamos, o próximo estágio, que é amar incondicionalmente sendo capaz de receber nossos semelhantes em nossas casas através da hospitalidade. Oração, amor ao próximo e hospitalidade são características daqueles que almejam fazer a obra de Deus com dedicação.

Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas. 11. Se alguém fala, faça-o como quem transmite a palavra de Deus. Se alguém serve, faça-o com a força que Deus provê, … 1Pe 4:10-11a.

2. Você receberá um dom para usar em benefício dos outros. 1Pe 4:10-11a | Ef 2:8

Importante saber que o dom é dado por Deus, assim como a salvação, não tem nenhum mérito humano. Apesar de Deus usar alguns talentos pessoais o dom é dado para benefício. 7 A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum. 1Co 12:7. Em todos os dons é possível usá-lo para abençoar pessoas, pois ele foi dado para o benefício da comunidade dos santos. Pedro separa os dons em duas classes e recomenda dois critérios importantes.

Dons relacionados a fala: mestre, pastor, missionário, pregador, devem ser de acordo com o oráculo de Deus. A recomendação é falar somente o que a palavra diz sem acréscimos pessoais. Isso não limita o pregador, por exemplo, de usar uma didática diferente, mas sempre com o direcionamento e o fim de tudo na mensagem bíblica.

Dons relacionados ao serviço: Contribuição, Ajuda, Visitação, Socorro, Misericórdia, auxílio. Todos esses dons exigem esforço físico, onde o cansaço e fadiga podem desestimular alguns membros com os têm, por isso ele recomenda que o façam na força de Deus que trarão ao invés de cansaço, prazer. Alguém certa vez disse a uma cuidadora de pessoas com Hanseníase, que tem em uma de suas tarefas limpar feridas: – Não faria isso por dinheiro nenhum. E ela respondeu: Nem eu!

…de forma que em todas as coisas Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo, a quem sejam a glória e o poder para todo o sempre. Amém. 1Pe 4:11b

3. Entender que tudo que você faz deve ser para servir a Deus. 1Pe 4:11b | 1Co 10:31

Algumas pessoas fazem essa pergunta: Para servir a Deus preciso sair do trabalho? Claro que não. O melhor lugar para servir a Deus é no seu trabalho. Na realidade é lá quem realmente você é. Suas atitudes como profissional e sua reputação é formada em como você trata as pessoas e realiza sua atividades. Assim como José que esteve no Egito para servir à Faraó. Seu profissionalismo e principios o levaram ao cargo mais alto do Egito. Muitos cristãos perdem a oportunidade de servir a Deus achando que seu emprego ou profissão o impedem disso. Para refletir: Se meu emprego não permite servir a Deus aos meus colegas de trabalho o que estou fazendo lá?

Além do mais servir a Deus é uma honra, pois nossa eleição nos torna devedor do amor de Deus. Quando dispomos de tempo, saúde e talento para servir e mesmo assim não fazemos estamos negligenciando a obra.

Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus. 1Co 10:31

Pr. Marcelo Ribeiro

ESBOÇO da Mensagem – Ministrada em 22.10 – PIB Tabapuá – TB 1Pe 4:7-11 NVI