Pai Presente Filhos Independentes

Parte IV – Pai presente Filhos Independentes Mt 15:10-18

 A independência que as nações buscam é a de um lugar seguro para chamar de seu. Somos tão dependentes de um pai que chamamos aqueles que amam seu país de patriota. Termo que tem origem na palavra grega Pater que significa pai. Em termos legais somos livres, mas em termos gerais somos totalmente dependentes como países um dos outros. Por isso foi criada a ONU depois da segunda guerra. Uma tentativa de unificar as nações em torno de um interesse comum a paz.

Liberdade o que na verdade isso representa: Será ter seu próprio dinheiro? Será morar sozinho? Será fazer tudo sem dar satisfação a ninguém?

Tudo isso é ilusão. Sempre dependeremos de alguém: O filho dos pais e o contrário, o marido de suas esposas e vice versa, O pastor de suas ovelhas e os patrões dos empregados.

Quando não queremos depender de pessoas ficamos dependentes de coisas que enfim nos escravizam:

Dependente do álcool; Dependente químico e a pior é a co-dependência: Quando dependemos do amor de pessoas e não temos uma contra partida.

Um pai presente nos ensina a ser dependente somente de Deus:

Quando as pessoas falham: se você não teve bons pais, teve relacionamentos frustados, seus patrões só te maltratam, seus filhos só te decepcionam e na maioria das vezes Deus usa outras pessoas para te mostrar isso;

Quando as circunstâncias falham: se não teve uma boa educação, uma boa casa, quando não teve muitas oportunidades;

Quando  a doença chega: O Diagnóstico de doenças graves nos abate no momento da notícia e de uma hora pra outra Deus vai nos fortalecendo com uma força que nós nem sabíamos que tinha.

Sem Cristo a liberdade é uma mentira. Ou levamos a mente Cristo pra tudo ou em algum momento estaremos sendo influenciados por alguma ideologia disfarçada de liberdade de expressão. Algumas dessas ideologias são defendidas por ídolos da música e artistas em geral. Cazuza já dizia: “Ideologia eu quero um pra viver”. Será que a falta de uma o levou a cantar essa letra? E o que dizer Raul Seixas que dizia: “eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”. Sem levar em conta seus talentos muitos desse artistas tinham ideologias que não harmonizam com nosso pensamento único e absoluto sobre Cristo e seu plano bem definido de salvação. Lembremos de Paulo quando diz ouça de tudo e retém o que é bom. 1Ts 5:21

Portanto só conseguiremos ter a real liberdade e independência do mundo quando confiarmos a Cristo todos os nossos: Pensamentos 2Co 10:5 l Mt 11:28-31; Palavras Mt 15:10-18  onde diz: O que entra pela boca não contamina mas o que sai vem coração (íntimo) e Atos Mt 15:19-20 esse é o ultimo e causa consequências de uma mente doente que não está cativa a Deus.

Percebam que a batalha toda começa na mente. Ninguém se torna escravo do pecado se tem uma mente liberta. Jo 8:32, 34-36

Sejamos Independentes do mundo e dependentes total de Deus.

Pr. Marcelo Ribeiro

ESBOÇO da Mensagem – Ministrada em 03.09 – PIB Tabapuá – TB Mt 15:10-18 NVI