III – Pai Presente Filho Próspero

Antes de começarmos deixemos bem claro os vários significados dessa palavra segundo o dicionário:

Próspero: Desenvolvido; que se desenvolve e progride; que melhora; Em que há prosperidade, abundância; Bem-sucedido; que obteve sucesso e êxito. Rico; que conseguiu acumular bens e riquezas. Propício; que possui as características adequadas para; que é  favorável. Desenvolvido; que está melhor que os demais.

Nessa terceira parte da série levaremos em conta a paternidade de Deus na vida de seus filhos. Como a confiança dos filhos no Deus pai os fizeram ter êxito na missão deles?

Por essa razão, ajoelho-me diante do Pai, 15. do qual recebe o nome toda a família nos céus e na terra. 16. Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito,… Ef 3:14-16

No AT os filhos carregavam o nome dos pais para perpetuar a geração e manter viva a força da família. Pesquisa da revista pais e filhos diz que os filhos herdam habilidades dos pais e inteligência das mães. Estudo britânico diz que as crianças herdam 60% dos genes do pai. Essas são  informações que comprovam a importância da figura paterna na formação de seus filhos, tanto na sua identidade quanto na sua formação humana.

A difícil missão de Jesus exigia dele a certeza de seu pai eterno por perto. O que ocorreu desde sua infância, conforme Lc 2:48-82 informa que ele crescia em sabedoria, estatura e graça. O desenvolvimento do menino Jesus era de fazer brilhar os olhos de qualquer pai. Que pai não gostaria de ver seu filho desenvolvendo como Jesus? Sua sabedoria incluía conhecimento, que ele obteve estudando as leis e debatendo com doutores sobre seu significado. Sua estatura seguia de uma criança normal na sua idade e conforme era comum para as crianças da região. Afinal, não é isso que os pais buscam levando seus filhos ao médico para acompanhar seu crescimento. Graça, seu relacionamento com o Deus pai revelava uma criança que sabia o tempo todo a missão que o aguardava. A prosperidade de Cristo se revela na conclusão de sua obra quando ele declara diante de seu pai e da humanidade: está consumado. Sua missão foi perfeita mesmo diante das dificuldades.

O segundo exemplo foi JoséGn 37:2-7 – O filho de Jacó, que tinha tudo pra ser um fracasso teve a vida mais próspera que alguém da sua geração poderia ter. José teve uma pai terreno presente mas seu irmãos não. Mas tudo tinha um propósito que o levou a uma experiência que o capacitou para tamanha missão que teria pela frente. Manter a geração dos patriarcas na terra após a grande seca do Egito. Mesmo distante de sua família quase que metade de sua vida, a certeza e a confiança dele em Deus pai não o fez reclamar. Ele confiou no plano revelado por Deus aos dezessete anos. O sonho revelava que ele reinaria sobre seus irmãos, o que ocorreu alguns anos depois. José foi próspero porque confiou no pai o tempo todo e entendeu que tudo em sua vida esteve sempre sob o controle dele.

O terceiro exemplo é de Pedro que naufragou nas águas  em Mt 14:28;  e se redimiu no dia que o galo cantou e percebeu sua impotência diante do Pai em Mt 26:75. Após esse e outros episódios de um filho aprendendo a lição vemos o mesmo Pedro cheio de Deus em AT 5:15 onde sua sombra curava pessoas  e em AT 10:26 reconhecendo sua insignificância. A Bíblia não fala do pai terreno de Pedro. Mas fala de alguém como filho que aprendeu na dor como se tornar o líder dos apóstolos após sua experiência quando negou o Cristo. Para um homem que negou a Cristo demonstrando covardia e na sua morte pediu para ser crucificado de cabeça para baixo porque não se achava digno de morrer como seu mestre. Este filho aprendeu de forma dolorosa como confiar no Deus pai. Apesar do medo, covardia, pré-conceitos ele se tornou um homem próspero porque foi capaz de liderar os homens que manteriam a mensagem da cruz viva durante séculos chegando até nós

Olhando a vida dos três exemplos  podemos ter certeza que qualquer que seja a missão que recebemos nessa terra seremos bem sucedidos se confiarmos que nosso pai celestial estará sempre por perto nos fortalecendo.

Pr. Marcelo Ribeiro

ESBOÇO da Mensagem – Ministrada em 27.08 – PIB Tabapuá – TB Ef 3:14-16 NVI