Em Busca da Adoração Verdadeira

Nossos antepassados adoraram neste monte, mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde se deve adorar”. 21.Jesus declarou: “Creia em mim, mulher: está próxima a hora em que vocês não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém. 22.Vocês, samaritanos, adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus. 23. No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. 24. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”. 25. Disse a mulher: “Eu sei que o Messias ( chamado Cristo ) está para vir. Quando ele vier, explicará tudo para nós”. 26. Então Jesus declarou: “Eu sou o Messias! Eu, que estou falando com você”. João 4:20-26

A conversa da mulher samaritana com Jesus nos faz pensar sobre os adoradores e suas limitações. Assim como aquela mulher, ainda existe muita dúvida sobre como podemos dedicar a Deus uma adoração perfeita. Vivemos no período da graça onde:

Vs. 20-21 – Não existem mais barreiras geográficas para adoração – No Antigo testamento o local da adoração era específico e deveria seguir todo o ritual ensinado por Deus desde a época em que o povo saiu do Egito. Após vários períodos vividos pelo povo de Israel essa adoração passou a ser feita de forma displicente a ponto de Deus levantar vários profetas que condenaram os judeus por algumas práticas utilizadas. A situação ficou ainda pior depois do exílio babilônico, onde até os animais oferecidos em sacrifícios eram defeituosos levando a ira de Deus que indagou em Malaquias 1: 6 “O filho honra seu pai, e o servo o seu senhor. Se eu sou pai, onde está a honra que me é devida? Se eu sou senhor, onde está o temor que me devem? “, pergunta o Senhor dos Exércitos a vocês, sacerdotes. “São vocês que desprezam o meu nome! ” 

Jesus informa a mulher samaritana que essa barreira de localização não existe mais, pois em qualquer lugar será possível adorar a Deus.

Vs. 23 – Adoramos quem conhecemos – Mesmo sabendo que muitos adoram a Deus, mesmo sem conhecer, podemos dedicar a Deus o nosso melhor mesmo em meio a pessoas que não estejam realmente ligados a ele. Segundo Jesus o Samaritanos adoravam a Deus sem o conhecê-lo, o que parece uma realidade bem atual se verificarmos como muitas pessoas entram em nossos cultos, cantam louvores, são assíduos, mas seus atos demonstram um total desconhecimento de quem Deus é.

Vs. 24-26 – É preciso ser sincero – Se tem alguém que nos conhece de verdade esse é Deus. Ele sonda os corações e sabe se temos dado o melhor pra ele ou apenas o mínimo. Portanto, o adorador que o Pai procura tem de está totalmente rendido a Ele, tanto em seus atos quanto em seus lábios.

E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus. Romanos 8:27

Pr. Marcelo Ribeiro

ESBOÇO da Mensagem – Ministrada em 01.07 – PIB Planalto Caucaia e 02.07 PIB Tabapuá (Jo 4:20-26 NVI)