Harmonia dos Crentes na Igreja

Como viver em harmonia na igreja de Cristo como membros do seu corpo. Vejamos algumas lições de Paulo nessa passagem:

Verso 12 e 13 – Harmonia dos membros com seu líder – A passagem fala em ter consideração pelos que trabalham na obra. Muitos membros de igreja insistem em achar que seu pastor ou líder tem que está disponível 24hs. Ora se a bíblia afirma que o pastor tem de cuidar bem de seu lar eu lhe pergunto: Como fazer isso sem um tempo de qualidade exclusivo para sua família. E sim todo pastor, mesmo aqueles de tempo integral, precisam de seu dia e folga e férias anuais. O trabalho de cuidar de pessoas tem levado muitos ao desgaste emocional que desestrutura o líder a ponto de sugar toda sua energia. Cabe aos crentes se esforçar para viver em paz conforme o conselho no verso 13, diminuindo assim o fardo daqueles que o lideram no Senhor. Abaixo segue um texto que exemplifica essa árdua, mas gratificante tarefa: O Pastorado é uma mistura de alegrias e lágrimas, de conquistas e sofrimentos. O Pastor participa das vitórias e perdas do rebanho. Celebra o nascimento e chora com o luto. Vai de uma festa de casamento ao velório em um mesmo dia.

Verso 14 e 15 – Harmonia dos membros entre si – Seguindo a mesma linha de pensamento, Paulo nos versos que seguem passa a tratar do relacionamento entre os crentes e aconselha tomar atitudes diferentes de acordo com a necessidade individual de cada crente. Por exemplo: Advertir os ociosos, confortar os desanimados, auxiliar os fracos, ser paciente uns com os outros, evitar a vingança quando houver diferença de pensamento ou desavenças, algo esperado no meio de grupos de pessoas. Todas essas atitudes levaram a igreja a viver mais momentos de harmonia nos relacionamentos.

Verso 16 – 22 – Harmonia consigo mesmo – Paulo acredita que os cristãos que buscam essas atitudes, se relacionando bem com seu Deus terá mais facilidade de lhe dar com as pessoas. Imagine um membro que procura está sempre alegre, que ora com frequência, que é grato por tudo que tem e tudo que é, que deixa-se ser moldado pelo espírito santo, que ama a palavra de Deus e não consegue passar um dia sem se alimentar dela. Que sabe fazer escolhas, mesmo diante de tantos pensamentos e doutrinas estranhas. Que evita de todas as formas o mal, com amizades e coisas que edificam. Tudo isso fará do crente um fiel discípulo, do mestre que fazia tudo isso com perfeição.

Verso 23 e 28 – Harmonia dos líderes com seus membros – A busca espiritual do líder para levar o melhor alimento para suas ovelhas, é a principal prova de amor para com as ovelhas. Líderes que preferem dar qualquer coisa, menosprezando o conhecimento de pessoas simples, não representam o desejo de Paulo no verso 27, que exige responsabilidade daqueles que levam a mensagem, para que o façam conforme foi recebida.

Pr. Marcelo Ribeiro

ESBOÇO da Mensagem – Ministrada em 04.06.2017 – PIB Tabapuá (1Ts 5:12-28 NVI)