O que ganhamos quando mantemos a mensagem autêntica

Vivemos um momento onde a mensagem cristã está difundida de todas formas possíveis. Contudo nem sempre a mensagem corresponde ao real sentido que foi escrita. Neste capítulo Paulo defende sua mensagem como autêntica e fala das virtudes que essa igreja têm adquirido. Dessa forma o que nós e essa igreja ganhamos quando mantemos a mensagem autêntica:

1 – Dignidade – Que merece confiança. Versos 3-6. Vs 3. Paulo afirma que a pregação não pode ter segundas intenções, motivos ardilosos: esperteza para se beneficiar, proveito pessoal. No vs. 4 fala ainda que não temos obrigação de agradar pessoas; no 5 fala de como alguns usam de palavras lisonjeiras, aquelas que são agradáveis de ouvir, para através dela obter algum benefício como forma de pagamento; Podemos notar ainda no vs. 6 um tipo de sucesso pessoal que sugere o interesse nítido de tomar a glória de Deus pela glória pessoal.

2 – Amor Fraternal – Nos alegramos com aqueles que procuram viver o evangelho autêntico, que nos aproxima de pessoas e cria um vínculo quase familiar. Versos 7-9. A partir do vs. 7 Paulo descreve os direitos do Servo de Deus, mas declara prudente não usá-los para que a estadia dele não gerasse algum desconforto e atrapalhasse o relacionamento com aqueles irmãos. Vs 8. Fala ainda do amor que a presença daqueles irmãos causava nele. Vs.9 Mesmo fazendo a obra não abriam mão de ajudá-los em outras áreas da vida cotidiana dos irmãos da igreja. Esse verso deixa claro que podemos servir às pessoas no meio da obra.

3 – Credibilidade – Uma virtude que todos devemos buscar para que nossa vida esteja de acordo com aquilo que pregamos. Paulo no vs. 10 fala de como ele se apresentou naquela igreja nos deixando o exemplo: de forma santa, justa e irrepreensível.

Pr. Marcelo Ribeiro

ESBOÇO da Mensagem – Ministrada em 05.03.2017 – PIB Tabapuá (1Ts 2:1-10 NVI)